O Dia de Santa Brígida festeja-se a 23 de julho.
Brígida Birgersdotter nasceu na Suécia em 1303 e faleceu em Roma a 23 de julho de 1373, tendo-se escolhido o dia de falecimento para a sua festa litúrgica.
Sendo filha de um aristocrata conselheiro real e tendo casado aos 14 anos com o futuro governador da Nerícia, Brígida pertenceu aos altos círculos sociais da Suécia medieval.
Desde pequena que Brígida confessou ter visões com Nossa Senhora e com Jesus Cristo, e mais tarde as suas revelações e profecias polémicas dos problemas da altura dariam lugar a acordos de paz e a relações políticas importantes.
Após a morte do marido, sob o qual exerceu uma influência muito positiva, Santa Brígida dividiu os seus bens entre os herdeiros e pobres, passando a viver humildemente no convento de Alvastra. As suas visões a encaminharam até Roma, ficando responsável por passar mensagens a políticos e líderes religiosos da Europa.
Fundou-se em Vadstena um mosteiro e a Ordem do Santíssimo Salvador de Santa Brígida por revelação desta santa. Santa Brígida foi canonizada em 1391. É a padroeira da Suécia e co-padroeira da Europa, juntamente com Santa Catarina de Sena e Santa Tereza Benedita da Cruz.