O Dia de Nossa Senhora das Neves celebra-se a 5 de agosto.
Nossa Senhora das Neves é um nome que se atribui na Igreja Católica à Santa Maria, a mãe de Jesus Cristo. A festa foi instituída no ano de 352.
A lenda de Nossa Senhora das Neves conta que um casal romano muito rico e já idoso, sem filhos, pediu orientação sobre o que fazer às suas posses a Nossa Senhora.
Em sonhos, na noite de 4 para 5 de agosto, Nossa Senhora disse ao homem do casal para lhe edificar uma basílica na colina de Roma que no dia seguinte apareceria coberta de neve.

Realmente, em plena época de maior calor em Itália, nevou milagrosamente no monte Esquilino a 5 de agosto, no local onde se encontra agora a Basílica de Santa Maria Maior, assim chamada por ser a maior (e a primeira) de todas as Igrejas de Roma dedicadas à Virgem Maria.
O Papa Libério, que recebeu a mesma aparição em sonhos, mandou construir a Basílica no século IV. Nossa Senhora das Neves também é conhecida como Santa Maria Maior devido ao nome da Basílica.
Comemorações
A Nossa Senhora das Neves é a padroeira dos alpinistas e de vários municípios no Brasil. Em Portugal, realizam-se festas em homenagem à Nossa Senhora das Neves em locais como Fafe.
A tradição em Fafe é colocar a imagem de Nossa Senhora das Neves na cabeça para afastar o diabo da mente. A festa neste concelho realiza-se na última sexta-feira de agosto.
Oração a Nossa Senhora das Neves
Ó Maria Santíssima, Mãe de Deus e Mãe nossa, por aquela sublime lição que nos destes, conservando vossa Alma mais cândida que a mais pura neve, desde o feliz momento de vossa Conceição Imaculada, desejando levantar em nossos corações um templo místico consagrado ao vosso culto, pedimo-vos, todos, ó grande Virgem, a graça sublime de bem cuidar de nossa perfeição interior e principalmente de conservar ilibada a santa virtude da pureza. Amém.