O Dia de Nossa Senhora das Dores celebra-se a 15 de setembro.
Neste dia recordam-se as dores que Santa Maria, Mãe de Jesus, sofreu pela morte de seu Filho e o seu amor redentor, que leva a uma nova vida.
Em Portugal o dia é celebrado em várias freguesias, recebendo a Santa diferentes nomes em cada localidade: Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora das Angústias, Nossa Senhora da Piedade, Nossa Senhora do Pranto, Nossa Senhora do Calvário, Nossa Senhora das Lágrimas, etc.
![Virgem Dolorosa](https://s.calendarr.com/upload/datas/no/ss/nossa-senhora-das-dores-com-cristo-morto1_c.jpg?width=640)
História de Nossa Senhora das Dores
Esta devoção tem origem na Bíblia, onde se encontram as sete dores de Maria:
- a profecia de Simeão;
- a fuga para o Egito;
- a perda de Jesus no templo;
- ver Jesus a carregar a cruz;
- a crucificação;
- Maria recebe o cadáver de seu Filho;
- o enterro e sepulcro de Cristo.
Assim, Nossa Senhora das Dores é representada com sete lanças no coração. Esta devoção deu também origem à imagem de Maria a segurar o corpo sem vida de seu Filho (a Pietà).
Oração a Nossa Senhora das Dores
O Rosário das Sete Dores de Maria é constituído por sete ave-marias, por cada dor da Virgem Mãe. Antes do Terço das Dores pode-se rezar a oração:
Virgem Dolorosíssima, seríamos ingratos se não nos esforçássemos em promover a memória e o culto de vossas Dores particulares graças para uma sincera penitência, oportunos auxílios e socorros em todas as necessidades e perigos. Alcançai-nos Senhora, de Vosso Divino Filho, pelos mérito de Vossas Dores e lágrimas, a graça de...