O Dia de Nossa Senhora das Dores celebra-se a 15 de setembro.
Neste dia recordam-se as dores que Santa Maria, Mãe de Jesus, sofreu pela morte de seu Filho e o seu amor redentor, que leva a uma nova vida.
Em Portugal o dia é celebrado em várias freguesias, recebendo a Santa diferentes nomes em cada localidade: Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora das Angústias, Nossa Senhora da Piedade, Nossa Senhora do Pranto, Nossa Senhora do Calvário, Nossa Senhora das Lágrimas, etc.
História de Nossa Senhora das Dores
Esta devoção tem origem na Bíblia, onde se encontram as sete dores de Maria:
- a profecia de Simeão;
- a fuga para o Egito;
- a perda de Jesus no templo;
- ver Jesus a carregar a cruz;
- a crucificação;
- Maria recebe o cadáver de seu Filho;
- o enterro e sepulcro de Cristo.
Assim, Nossa Senhora das Dores é representada com sete lanças no coração. Esta devoção deu também origem à imagem de Maria a segurar o corpo sem vida de seu Filho (a Pietà).
Oração a Nossa Senhora das Dores
O Rosário das Sete Dores de Maria é constituído por sete ave-marias, por cada dor da Virgem Mãe. Antes do Terço das Dores pode-se rezar a oração:
Virgem Dolorosíssima, seríamos ingratos se não nos esforçássemos em promover a memória e o culto de vossas Dores particulares graças para uma sincera penitência, oportunos auxílios e socorros em todas as necessidades e perigos. Alcançai-nos Senhora, de Vosso Divino Filho, pelos mérito de Vossas Dores e lágrimas, a graça de...