O Dia de Natividade de Nossa Senhora comemora-se a 8 de setembro.
O nascimento da Virgem Maria celebra-se nove meses após a festa da Imaculada Conceição a 8 de dezembro. Ao contrário da Imaculada Conceição, o Dia de Natividade de Nossa Senhora não é um feriado nacional.
A Natividade de Maria festeja o nascimento da Mãe de Jesus, a aproximação da chegada de Cristo e da salvação do mundo. A homilia deste dia refere: "Hoje é o começo da salvação do mundo, porque na Santa Probática foi-nos gerada a Mãe através de quem o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo, nos foi gerado."
Filha de Santa Ana e de São Joaquim, um casal idoso e estéril, Maria foi concebida sem pecado original para trazer ao mundo o Criador em forma humana e gloriosa.
Acredita-se que a Virgem Maria nasceu em Jerusalém, perto do tanque de Betesda, onde se encontra atualmente uma cripta sob a basílica de Santa Ana. Terá sido neste local que Nossa Senhora nasceu, a 8 de setembro de 20 a.C., um sábado.
A criança recebeu o nome de Miriam ("Senhora da Luz") em hebraico, um nome que no latim passou para Maria. Aos três anos a criança foi oferecida pelos pais ao Templo de Jerusalém, onde permaneceu até aos doze anos.
A festa da Natividade de Nossa Senhora teve origem no Oriente, no século V, chegando ao Ocidente por mão do Papa Sérgio no século VII. A festa do nascimento da Bem-Aventurada Virgem Maria foi inserida no calendário tridentino em 8 de setembro, permanecendo até hoje nessa data.
Saiba mais sobre o dia de Santa Ana e dia da Imaculada Conceição.