É a 1 de janeiro que se celebra o Dia da Solenidade de Santa Maria.
É sempre no primeiro dia do ano, oito dias após o Natal, que se comemora a Santa Maria, Mãe de Deus, de acordo com o calendário católico romano.
Esta é a primeira solenidade mariana que faz parte do ano litúrgico e surgiu na Igreja Ocidental, começando a ser comemorada no século VI em Roma. O dia proclama solenemente a Santa Maria como a verdadeira Mãe de Cristo, o Filho de Deus.
Poucos dias depois do nascimento de Cristo e logo no início de um novo ano, a festa da solenidade é uma oportunidade para todos os católicos pedirem a proteção da Virgem Maria para o ano que se segue.
A leitura da liturgia neste dia faz referência à visita dos pastores à manjedoura de Jesus, enquanto Maria guardava em si todos os factos sobre o nascimento de Cristo e meditava sobre eles no seu coração.
Naquele que é também o Dia Mundial da Paz, as pessoas são convidadas a colocarem os olhos na Mãe de Deus, no mistério da encarnação, e a renovarem toda a sua fé para o novo ano.
Além da comemoração a 1 de janeiro, as outras solenidades que fazem parte do Calendário Mariano são: Anunciação do Senhor (25 de março), Assunção de Nossa Senhora (15 de agosto) e Imaculada Conceição (8 de dezembro).