Próximo Dia da Região Autónoma da Madeira1 de Julho de 2025 (Terça-feira)
O Dia da Madeira verifica-se a 1 de julho.
De nome oficial “Dia da Região Autónoma da Madeira e das Comunidades Madeirenses”, o Dia da Madeira celebra a autonomia da Região Autónoma da Madeira concedida por Portugal na Constituição Portuguesa de 1976, data em que a ilha ganhou poder legislativo.
Este dia é feriado na Região Autónoma da Madeira e é marcado pela realização de variadas atividades. São disso exemplo concertos, espetáculos de dança, salva de foguetes e girândolas, sessões solenes na Assembleia Legislativa Regional, deposição de flores no monumento à Autonomia, imposição solene das insígnias honoríficas madeirenses, missa Te Deum, na Sé Catedral do Funchal, etc.
A Ilha da Madeira foi descoberta em 1419 por Tristão Vaz Teixeira, Bartolomeu Perestrelo e João Gonçalves Zarco, mas sua colonização começou somente em 1425. Antes, haviam descoberto o Porto Santo, em 1418.
O nome, atribuído por esses navegadores portugueses, decorre da quantidade de madeira existente nessa ilha.
Em 1440, o arquipélago da Madeira foi dividido pelo sistema de capitanias: Machico, Porto Santo e Funchal. Hoje, a Madeira é dividida em 11 concelhos: Calheta, Câmara de Lobos, Funchal, Machico, Ponta do Sol, Porto Moniz, Porto Santo, Ribeira Brava, Santa Cruz, Santana e São Vicente.
A sua economia passou desde o início pela cultura da cana-de-açúcar, pelo vinho e, mais tarde, pelo setor turístico, tendo já sido eleita Melhor Destino Insular da Europa.