O Dia da espiga é o dia que comemora a Ascensão do Senhor, ou seja, o dia em que Jesus foi elevado aos céus.
A data é comemorada 39 dias depois do Domingo de Páscoa. Se contarmos a partir do dia da Páscoa (inclusive) o dia da espiga é exatamente o 40.º e cai sempre numa quinta-feira, por isso, também é conhecida como a Quinta-feira da Ascensão.
Trata-se de uma celebração religiosa, que comemora a subida de Jesus ao céu. Alguns dias depois de ter ressuscitado, na Páscoa, Jesus deixou o mundo terreno e foi para junto de Deus, o mundo da glória. Mas, Jesus não morreu uma segunda vez, depois de ter ressuscitado, Ele foi levado ao céu pelos anjos.
O Dia da espiga é feriado em alguns municípios de Portugal. São exemplos: Alenquer, Arraiolos, Beja, Golegã, Mafra e Vila Franca de Xira. Antigamente, o dia era feriado nacional.
Significado da espiga
O significado da espiga é prosperidade, porque das espigas são gerados os frutos.
Conforme a tradição cristã, ainda mantida em muitos locais de Portugal, as pessoas colocam ramos atrás da porta principal da casa para que nela não falte nada. Esse ramo é substituído por outro apenas no ano seguinte.
Os ramos são feitos, principalmente, de espigas de trigo (porque o trigo representa o pão que é um alimento essencial) e também levam alecrim e algumas flores e raminhos de oliveira e videira.
É possível que a celebração tenha surgido para transformar uma festa pagã em uma festa cristã. A comemoração coincide com o período em que era comemorada a festa pagã da deusa flora, a deusa da fecundidade da natureza.