O Dia Mundial da Consciencialização do Autismo comemora-se anualmente a 2 de abril. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de Dezembro de 2007.
O que fazer nesse dia?
Com o objetivo de informar a população e ajudar a derrubar preconceitos, são promovidas diversas atividades a nível mundial.
Várias câmaras municipais de Portugal costumam aderir a esta iniciativa de consciencialização e iluminam os seus monumentos de azul, algo que é repetido pelo mundo inteiro.
Também realizam-se seminários, entregam-se pulseiras e laços de cor azul alusivas ao autismo, assim como veste-se uma peça de roupa azul, ou acende-se uma vela desta cor, entre outras atividades.
Outra iniciativa que decorre é a angariação de fundos e sessões informativas para professores, educadores, cuidadores de saúde e pais.
O que é o autismo?
O Autismo é um distúrbio neurobiológico complexo que dura tradicionalmente toda a vida. Este transtorno apresenta-se como a mais séria e célere incapacidade de desenvolvimento a nível mundial.
Acredita-se que 67 milhões de pessoas são afetadas pelo Autismo, tornando-se mais comum em determinados países do que o cancro, o HIV e a diabetes em conjunto.
Em Portugal destaca-se a ação da FPDA – Federação Portuguesa de Autismo, cuja missão é defender os direitos das pessoas com autismo.