Carnaval

Próximo 4 de Março de 2025 (Terça-feira)

O Carnaval 2025 é comemorado no dia 4 de março. Também conhecido como Entrudo, é uma festa de origem pagã que se comemora sempre numa terça-feira.

Em Portugal, o Carnaval é um feriado facultativo. Isto significa que a sua aplicação é decidida pelos municípios (no caso de trabalhadores públicos) e pelas empresas (no caso de trabalhadores do sector privado).

Do Carnaval até a Páscoa passam-se aproximadamente 40 dias, os quais a igreja recorda como o período em que Jesus esteve no deserto e foi tentado pelo demónio. Este é o tempo da Quaresma, que inicia na Quarta-feira de Cinzas, dia seguinte ao Carnaval.

Carnaval nos próximos anos

O Carnaval é comemorado numa data diferente todos os anos. Confere quais as datas do Carnaval para os próximos 3 anos!

  • Carnaval 2026: 17 de fevereiro de 2026
  • Carnaval 2027: 9 de fevereiro de 2027
  • Carnaval 2028: 29 de fevereiro de 2028

Tradições de Carnaval em Portugal

São várias as tradições de Carnaval em Portugal. Muitas pessoas mascaram-se com fatos de Carnaval alusivos a uma determinada categoria profissional, personagens de cinema, desenhos animados ou até uma personalidade mediática.

As crianças também festejam o Carnaval com trajes coloridos, que vestem no domingo e na terça-feira de Carnaval em desfiles organizados pelas escolas e por associações de tempos livres.

Os desfiles de Carnaval são um dos pontos altos desta data festiva. Decorrem vários desfiles em diversas cidades de Portugal como Torres Vedras, Loulé, Famalicão, Ovar, Estarreja e Funchal. 

Por norma, nos desfiles são feitas críticas sociais a diferentes níveis - desde o futebol, passando pela televisão, pela política, recorrendo sempre ao sentido de humor para satirizar o estado do país.

Carnaval em portugal
Desfile com sátiras sociais é a tónica do Carnaval de Torres Vedras

Origem do Carnaval

As primeiras manifestações carnavalescas remontam à Antiguidade, com festividades que envolviam o caos, a inversão de papéis sociais e a celebração da fertilidade. Na Mesopotâmia, existiam festivais como as Saceias, onde um prisioneiro era vestido como rei e, após desfrutar das regalias da posição, era executado. Já no Egito Antigo, rituais em honra à deusa Ísis contavam com danças, máscaras e uma atmosfera semelhante às atuais concentrações carnavalescas.

Em Roma, as Saturnais, Bacanais e Lupercais eram festivais marcados por fartura, inversão de papéis sociais e críticas à sociedade. Essas festividades incluíam grandes banquetes, muita bebida e rituais simbólicos. Na Grécia, as festas dionisíacas eram celebradas com desfiles e teatro, destacando a figura de Dionísio, deus do vinho e da vegetação. Foi nesse contexto que surgiu a figura do Rei Momo, inspirado em um deus grego que foi expulso do Olimpo por seu sarcasmo.

Com a chegada do Cristianismo, a Igreja tentou proibir essas festas, mas sem sucesso. Assim, decidiu incorporá-las ao calendário religioso, associando o Carnaval ao período que antecede a Quaresma. Dessa forma, os excessos eram permitidos antes do período de jejum e penitência. No século VIII, a instituição da Quaresma consolidou essa tradição, tornando o Carnaval uma festividade oficial em diversas regiões da Europa.

O primeiro registo do Carnaval em Portugal data de 1252, durante o reinado de D. Afonso III. Chamado de Entrudo, era marcado por brincadeiras populares, como atirar baldes de água, ovos e laranjas entre os participantes. Aos poucos, os cortejos e bailes foram se tornando parte da festa.

Atualmente, cidades como Torres Vedras, Lamego, Alentejo e Ovar são conhecidas pelas suas tradições carnavalescas. Figuras típicas, como os "Caretos" e o "Xé-Xé", também fazem parte do folclore local.

Com a expansão marítima portuguesa, o Carnaval atravessou o Atlântico e chegou ao Brasil. Em 1723, os primeiros foliões saíram às ruas para brincar atirando objetos uns nos outros. Com o tempo, surgiram os bailes de máscaras e, posteriormente, os desfiles das escolas de samba, que tornaram o Carnaval brasileiro uma das maiores festas populares do mundo. 

Hoje, o Carnaval assume-se como uma festa onde reinam fantasias e disfarces, na qual miúdos e graúdos festejam usando máscaras e trajes coloridos que não têm possibilidade de usar durante o resto do ano.

É uma época de diversão, onde muitas brincadeiras são permitidas, pois seguindo o provérbio popular "No Carnaval ninguém leva a mal.".

Frases de Carnaval

  • "É Carnaval, ninguém leva a mal!"
  • "A vida são dois dias, o Carnaval são três!"
  • Não fique triste, o Carnaval existe.
  • "Antes solteiro no Dia dos Namorados, que namorando no Carnaval."

Leia também: Factos e curiosidades sobre a origem e história do Carnaval

Carnaval
Carnaval

Carnaval nos próximos anos

17 de Fevereiro de 2026 (Terça)

09 de Fevereiro de 2027 (Terça)

29 de Fevereiro de 2028 (Terça)

Quantos dias faltam?

Selecione o evento: