É a 26 de dezembro, logo a seguir ao Natal, que tem lugar o Boxing Day.
Quando esta data secular 26 calha num fim de semana, ela é adiada para a segunda-feira.
O seu nome deriva da antiga tradição dos patrões e senhores darem uma caixa ("Christmas box") com ofertas aos seus trabalhadores e subordinados no dia seguinte ao Natal.
Apesar de Portugal não comemorar o Boxing Day, esta data é popular nos países anglófonos, sendo mesmo feriado em certos países.
Este dia celebra-se no Reino Unido, na Austrália, na Nova Zelândia, no Canadá, em Hong Kong e noutros países da Commonwealth.
Na África do Sul o dia foi renomeado para Dia da Boa Vontade e na Irlanda é reconhecido como o Dia de São Estêvão, um santo muito popular entre os católicos.
No Canadá, no Reino Unido, na Austrália e na Nova Zelândia, este é um dia de compras por excelência, uma vez que as lojas abrem cedo e entram em liquidação, vendendo os produtos excedentários a preço reduzido, resultando no dia do ano com o maior número de vendas para os comerciantes.
No Reino Unido este é também um dia de futebol, com uma jornada de jogos disputada em todas as divisões do futebol britânico.
Em países europeus como a Alemanha, a Polónia e a Holanda, o Boxing Day é um feriado comemorado como um segundo dia de Natal. Em Portugal, apesar de não se celebrar o dia, algumas lojas apresentam descontos em produtos.