Solstício e equinócio são fenômenos astronômicos que marcam o momento exato do início de cada uma das quatro estações do ano. 

Há dois solstícios, o solstício de verão e o solstício de inverno. E há dois equinócios, o equinócio de primavera e o equinócio de outono.

Tanto os solstícios como os equinócios acontecem em consequência do eixo de rotação da Terra e do movimento que ela faz em torno do Sol, que é chamado de translação e dura cerca de 365 dias, ou seja, 1 ano.

À medida que a Terra vai girando, como o seu eixo é inclinado, uma parte do hemisfério recebe mais calor do Sol do que o outro hemisfério.

Sol ao centro e Terra à volta indicando solstícios e equinócios no hemisfério sul

Quando o eixo da Terra atinge a sua inclinação máxima, ou seja, quando um dos hemisférios está mais direcionado para o Sol, essa parte recebe mais calor. É quando acontece o solstício de verão - o primeiro dia da estação mais quente do ano. 

Por sua vez, a parte que recebe menos calor está menos inclinada para o Sol. É quando acontece o solstício do inverno - o primeiro dia da estação mais fria do ano. 

Equinócio de outono 2025

O equinócio do outono marca o início do outono e acontece todos os anos no dia 20 ou 21 de março. No próximo ano, o equinócio do outono acontece no dia 20 de março de 2025 às 06h02.

No dia do equinócio, a duração do dia e da noite são iguais. Depois dessa data, as noites começam a aumentar dia após dia, até chegar ao solstício de inverno, que tem a noite mais longa do ano.

Solstício de inverno 2025

O solstício de inverno marca o início do inverno e acontece todos os anos no dia 20 ou 21 de junho. No próximo ano, o solstício de inverno acontece no dia 20 de junho de 2025 às 23h42

No dia do solstício de inverno, o Sol alcança o ponto mais baixo no céu, por isso, acontece a maior noite do ano. Depois dessa data, o dia começa a aumentar dia após dia até ficarem com a mesma duração para a chegada do equinócio de primavera.

Equinócio de primavera 2025

O equinócio de primavera marca o início da primavera e acontece todos os anos no dia 22 ou 23 de setembro. No próximo ano, o equinócio de primavera acontece no dia 22 de setembro de 2025 às 15h19.

No dia do equinócio, a duração do dia e da noite são iguais. Depois dessa data, as noites começam a diminuir dia após dia, até chegar ao solstício de verão, que tem o dia mais longo do ano.

Solstício de verão 2025

O solstício de verão marca o início do verão e acontece todos os anos no dia 21 ou 22 de dezembro. Este ano, o solstício de verão acontece no dia 21 de dezembro de 2025 às 12h03.

No dia do solstício de verão, o Sol alcança o ponto mais alto no céu, por isso, acontece o maior dia do ano. Depois dessa data, o dia começa a diminuir dia após dia até ficarem com a mesma duração para a chegada do equinócio de outono.

Diferença entre solstício e equinócio

O solstício e o equinócio são fenômenos astronômicos que dão início às estações do ano. 

Enquanto o solstício acontece em junho e em dezembro, dando início ao inverno e ao verão, respectivamente, o equinócio acontece em março e em setembro, dando início ao outono e à primavera.

Isso acontece porque no solstício de verão, o eixo da Terra está virado para o Sol, por isso, está mais quente, e começa o verão. No solstício de inverno, o eixo da Terra está menos inclinada para o Sol do que em qualquer outro dia do ano, por isso, está mais frio, e começa o inverno.

Nos equinócios, o Sol está virado para a linha do equador, que é a linha imaginária que divide a Terra em hemisfério norte e hemisfério sul. Por esse motivo, os dois hemisférios recebem a mesma proporção de luz do sol. No equinócio de primavera começa a primavera, e no equinócio de outono começa o outono.

Significado de equinócio e de solstício

A palavra equinócio significa “noite igual ao dia”. Ela é formada pela junção de duas palavras do latim, aequus (igual) e nox (noite), e faz referência ao fato de dia e noite terem a mesma duração nos equinócios.

A palavra solstício significa “sol parado”. Ela é formada pela junção de duas palavras do latim, solis (sol) e sistere (parado), e faz referência ao fato de o Sol, naquele momento, alcançar o ponto mais alto no céu (no caso do solstício de verão) ou mais baixo no céu (no caso do solstício de inverno).

Leia também: