No Brasil, o outono começa entre os dias 20 ou 21 de março, quando termina o verão. Ele dura 3 meses, até a chegada do inverno. Como é a estação do ano que acontece entre o verão e o inverno, é conhecida como a estação de transição, em que já não está muito calor e ainda não está muito frio.

O outono é conhecido como a estação das frutas, da queda das folhas e das cores laranja, vermelho, que encontramos na natureza em decorrência da redução da clorofila, que é o que faz as plantas ficarem verdes.

Datas de início e fim do outono no Brasil

Início do outono: 20 ou 21 de março

Fim do outono: 20 ou 21 de junho

Características do outono

A principal característica do outono é a diminuição da luz que acontece gradativamente, resultando em dias menores e noites maiores. Essa alteração influencia o clima, deixando as temperaturas mais baixas.

Em grande parte do Brasil, o outono representa a redução das chuvas, comparativamente ao verão. Em áreas como o Sudeste e o Nordeste, observa-se um início de estação mais chuvosa e um final seco. 

Alguns tipos de plantas perdem as suas folhas, em decorrência de um processo de adaptação ao clima. Esse processo ocorre para economizar energia durante os meses frios ou secos, quando a fotossíntese se torna menos eficiente.

Enquanto isso, em outras plantas as folhas adquirem tons amarelados ou avermelhados em decorrência da redução da clorofila, pigmento responsável por capturar luz e dar a coloração verde às folhas.

pera, caqui, maça, nozes, uvas e outras frutas de outono

Outra característica marcante do outono é o fato de ele ser conhecido como a estação das frutas. Muitas árvores frutíferas atingem o pico de produção nessa época, resultado de ciclos naturais de cultivo que coincidem com as condições climáticas da estação. Frutas como maçã, pera, caqui e uva estão entre as mais abundantes durante o outono, tornando-o um período ideal para colheita e consumo.

Entre as principais características do outono, podemos destacar:

  • dias, gradativamente, menores;
  • queda das temperaturas;
  • redução das chuvas comparativamente ao verão;
  • algumas plantas perdem folhas, enquanto em outras as folhas mudam de cor;
  • abundância de frutas, como abacate, figo, maçã, uva, mamão e caqui, marcando o outono como a estação das frutas.

Equinócio de outono

A data que marca o início do outono é chamada de equinócio de outono. No equinócio, a noite e o dia têm a mesma duração, ou seja 12 horas cada, tanto no hemisfério sul como no hemisfério norte. A diferença é que no hemisfério norte, onde se localiza Portugal, por exemplo, o equinócio que acontece em março é o da primavera.

Mas, depois do dia do equinócio, os dias começam a ficar menores, preparando-se para a chegada do inverno.

A palavra equinócio tem origem do latim e é a junção das palavras aequus (igual) e nox (noite).

Outono no hemisfério sul e no hemisfério norte

Quando o outono começa no hemisfério sul, onde está localizado o Brasil, começa a primavera no hemisfério norte, onde está localizado Portugal, por exemplo. Por sua vez, quando começa o outono em Portugal, começa a primavera no Brasil.

Outono no hemisfério sul Outono no hemisfério norte
Início: 20 ou 21 de março  Início: 22 ou 23 de setembro *
Fim: 20 ou 21 de junho  Fim: 21 ou 22 de dezembro

* No Brasil, que fica no hemisfério sul, nesse dia começa a primavera.

Por que as estações são opostas nos hemisférios norte e sul?

Sol ao centro com Terra à volta indicando posição e datas dos solstícios e equinócios no hemisfério sul

As estações do ano, incluindo o outono, são causadas pela inclinação do eixo da Terra em relação ao plano de sua órbita ao redor do Sol. Essa inclinação, de aproximadamente 23,5 graus, faz com que diferentes partes do planeta recebam quantidades desiguais de luz solar ao longo do ano.

Quando o hemisfério sul está inclinado em direção ao Sol, ele recebe mais luz solar direta, resultando no verão, enquanto no hemisfério norte é inverno.

Seis meses depois, a inclinação inverte-se: o hemisfério norte recebe mais luz solar, quando acontece o verão, enquanto no hemisfério sul acontece o inverno.

O outono e a primavera ocorrem durante as transições entre esses períodos. Por exemplo, quando o outono começa no hemisfério sul, o hemisfério norte está entrando na primavera.

Isso acontece porque, durante o equinócio, os raios solares atingem o Equador de forma direta, distribuindo a luz igualmente entre os hemisférios. A diferença está na trajetória que o Sol segue a partir de então: no outono do hemisfério sul, ele "se afasta" gradualmente, enquanto no hemisfério norte ele "se aproxima", trazendo mais calor e luz.

O que significa a palavra outono

A palavra outono vem do latim autumnus, que significa "amadurecer" ou "época de colheita". Esse nome reflete a importância histórica da estação para a agricultura, quando muitas culturas são colhidas.

As cores do outono: um espetáculo natural

Caminho em floresta com folhas amarelas e vermelhas num cenário de outono

O outono é sinônimo de transformação e, para muitos, é a estação mais visualmente marcante por conta das mudanças de cores na vegetação. As folhas de muitas árvores deixam o verde para trás e exibem tons vibrantes de amarelo, laranja, vermelho e marrom.

Esse espetáculo está relacionado à diminuição da luz solar e das temperaturas. Durante o verão, as folhas são verdes devido à alta concentração de clorofila, o pigmento responsável por capturar a luz solar para a fotossíntese.

No outono, à medida que os dias ficam mais curtos e frios, a produção de clorofila diminui, revelando outros pigmentos presentes nas folhas, que são responsáveis pelos tons amarelos, laranjas e vermelhos.

Para saber quando começa o outono este ano: Início do Outono

Leia também: Estações do Ano no Brasil