O Dia dos Namorados, celebrado em 12 de junho no Brasil, foi idealizado pelo publicitário João Doria em 1948, com o objetivo de impulsionar as vendas do comércio no mês de junho, tradicionalmente fraco para o varejo.
A inspiração veio do Valentine's Day, comemorado em 14 de fevereiro em diversos países. A escolha da data brasileira deve-se à sua proximidade com o Dia de Santo Antônio, celebrado em 13 de junho e conhecido como o "santo casamenteiro".
Como surgiu o Dia dos Namorados no Brasil
Na década de 1940, junho era um mês de vendas fracas para o comércio brasileiro. Buscando reverter essa situação, João Doria, então publicitário da agência Standard Propaganda, criou uma campanha para a loja de departamentos Exposição Clipper.
Inspirado no Valentine's Day, Doria propôs a criação de uma data comemorativa para os namorados em 12 de junho, véspera do Dia de Santo Antônio. A campanha foi lançada com o slogan: "Não é só com beijos que se prova o amor". A iniciativa foi bem-sucedida, consolidando o Dia dos Namorados no calendário nacional e impulsionando as vendas no comércio.

Onde e por que se comemora o Dia de São Valentim
Em muitos países, como Estados Unidos, Portugal, Inglaterra, França, Canadá e Austrália, o Dia dos Namorados é celebrado em 14 de fevereiro, conhecido como Dia de São Valentim ou Valentine's Day.

A data homenageia São Valentim, um bispo que, no século III, desafiou a proibição do imperador Cláudio II e continuou a realizar casamentos em segredo. Descoberto, Valentim foi preso e executado em 14 de fevereiro de 270 d.C. Posteriormente, foi canonizado pela Igreja Católica e tornou-se símbolo dos apaixonados.
A celebração do Dia de São Valentim também está associada à tentativa da Igreja de substituir a festa pagã da Lupercália, um festival romano que ocorria em fevereiro e celebrava a fertilidade. No século V, o Papa Gelásio I instituiu o Dia de São Valentim em 14 de fevereiro, buscando cristianizar as festividades pagãs.
Curiosamente, a associação do Dia de São Valentim com o amor romântico foi fortalecida no século XIV pelo poeta inglês Geoffrey Chaucer, que mencionou a data em um de seus poemas, relacionando-a ao período de acasalamento das aves e ao amor entre casais.
Leia também: