O Hanukkah, ou Chanucá, é comemorado a partir do pôr do sol do dia 25 de dezembro (quarta-feira) até o entardecer do dia 2 de janeiro de 2025 (quinta-feira).
Esta é uma das principais festas judaicas do ano para os judeus, sendo tão popular como o Natal no Ocidente. A celebração dura 8 dias e é conhecida também como o Festival das Luzes ou da Dedicação.
Ao longo dos dias de celebração do Hanukkah, é acendida uma vela do menorá todas as noites. No primeiro dia, acende-se uma vela, no segundo dia, acendem-se duas velas, e assim sucessivamente. O menorá, um candelabro de sete braços, é um dos principais símbolos do Judaísmo.
As famílias se reúnem para o acendimento das velas, rezam e cantam. Além disso, comem comidas típicas à base de frituras, recordando o milagre do azeite que foi encontrado no templo, quando os judeus conseguiram retomá-lo e dedicá-lo a Deus, após estarem impedidos de o fazer há anos.
Nessa festa, as crianças recebem presentes, tradicionalmente em dinheiro.
A celebração do Hanukkah ocorre no dia 25 do mês de Kislev, do calendário judaico. Kislev corresponde a novembro/dezembro do calendário gregoriano, que é o calendário usado na maior parte dos países, inclusive no Brasil.
Significado de Hanukkah
A palavra Hanukkah, em hebraico, significa “dedicação”. A festa de Hanukkah celebra a ocasião em que os judeus conseguiram retomar o templo e voltar a dedicá-lo a Deus, depois de terem estado muito tempo impedidos de usar o templo para adorá-lo.
Segundo é contado, ao retomar o templo, o azeite que havia era suficiente para manter a luz acessa durante um dia apenas, mas a luz manteve-se acessa durante oito dias.
Leia também:
Festas judaicas
Calendário judaico