O Brasil é um país bem extenso em território e com uma diversidade cultural imensa.
Por conta disso, muitas festas, eventos e celebrações animam o povo em todos os cantos do país. Essas ocasiões atraem também muitos turistas, seja de outros países ou brasileiros de outras regiões.
Para você se organizar e conseguir curtir algumas dessas datas, selecionamos as festas populares mais conhecidas. Confira!
Janeiro
Folia de Reis
O ano começa com uma festa cristã que tem origem na tradição portuguesa e espanhola, trazida para cá no século XIX.
A folia de reis ocorre no período de 24 de dezembro a 6 de janeiro, que é oficialmente o Dia de Reis. Essa é uma festividade em homenagem à visita dos três reis magos (Gaspar, Melchior e Baltazar) ao menino Jesus quando nasceu.
Os estados que mais comemoram essa data são Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Espírito Santo e Minas Gerais, sendo que nesse último, a festa foi declarada como Patrimônio Imaterial do Estado.
Nessa celebração ocorrem desfiles com as fantasias, músicas com vários instrumentos e danças. Além disso, diversas comidas típicas são vendidas em barraquinhas nas cidades.
Aproveite esses festejos para se divertir e provar comidas gostosas!
Você também pode se interessar por Dia de Reis.
Fevereiro / Março
Carnaval
O carnaval ocorre no Brasil como uma data móvel. Sempre na terça-feira, 47 dias antes da páscoa. Normalmente, a data acontece em fevereiro, mas pode também ocorrer no início de março.
Esse evento é hoje considerado o maior e mais importante festejo popular brasileiro. Pessoas de todo o mundo vem ao Brasil nessa época para aproveitar a festa.
Mas, ao olharmos historicamente, o carnaval não surgiu no Brasil, sua origem remonta a períodos da antiguidade greco-romana, e essa festa também é comemorada em outras partes do mundo. Em cada lugar, as comemorações têm características diferentes. Aqui no país, é uma festa em que as pessoas saem fantasiadas, jogam confetes, brincam e dançam em blocos de carnaval, desfiles de salão ou na avenida.
O fato é que o carnaval brasileiro ficou conhecido internacionalmente por sua animação, sendo um momento aguardado ansiosamente por muitas pessoas. Os lugares mais procurados por quem deseja aproveitar bastante são Rio de Janeiro, Salvador e Recife.
Para saber mais sobre o assunto, leia: Carnaval
Março / Abril
Procissão do Fogaréu em Goiás
Esse é um evento que ocorre na cidade de Goiás todos os anos, desde 1745. Tem início as 00:00 horas da quinta-feira santa - sendo, portanto, uma data móvel, que ocorre entre 19 de março e 22 de abril.
O intuito da Procissão do Fogaréu é encenar a prisão de Jesus Cristo. Na ocasião, as luzes da cidade são apagadas e 40 pessoas vestindo fantasias saem descalças às ruas com tochas acesas. Essas figuras são chamadas de farricocos e representam os soldados romanos que capturaram Jesus.
Uma multidão se forma e acompanha os farricocos rumo à Igreja de Nossa Senhora do Rosário, onde há a representação da última ceia. Depois disso, eles seguem para a Igreja de São Francisco de Paula, para o momento onde enfim Cristo é preso.
A procissão acontece no Brasil há mais de 250 anos e emociona os fiéis.
Maio / Junho
Festival Folclórico de Parintins (ou Festa do Boi-Bumbá)
Você já ouviu falar do boi Garantido e do Caprichoso? Pois esses são os nomes dos bois apresentados durante o Festival Folclórico de Parintins, também chamado de Festa do Boi-Bumbá.
Essa famosa festa acontece no estado do Amazonas, na cidade de Parintins, no último final de semana de junho. Nela, os grupos desses bois são apresentados e ocorre uma disputa. O evento acontece no Bumbódromo, uma espécie de sambódromo, mas construído com o formato da cabeça de um boi.
Os grupos se apresentam e as torcidas vão ao delírio. Há exibições que remetem a lendas indígenas, mitos e tradições, além de várias personagens.
Essa certamente é uma festa popular regional que merece ser conhecida por todos os brasileiros.
Temos certeza que vai gostar do texto que preparamos para você: Dia do Folclore.
Festas de São João
O meio do ano é marcado pelas festas juninas. Também chamadas de festas de São João, elas ocorrem durante todo o mês de junho. Com origens religiosas, os festejos são homenagens a vários santos católicos e incluem quadrilhas, culinária típica, fogueiras, vestimentas elaboradas e brincadeiras.
Essas celebrações ocorrem em todo o país, mas existe uma cidade em que as festas de São João ganharam destaque e o evento se tornou grandioso. Estamos falando de Campina Grande, no estado da Paraíba. Lá, ocorre a "Maior Festa de São João", e atrai mais de um milhão de pessoas.
Para ficar por dentro das comemorações juninas, leia:
- Quando e porque se comemora a festa junina
- Comidas típicas de festa junina
- Brincadeiras para animar o mês de São João
Julho
Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão
O Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão Dr. Luís Arrobas Martins, mais conhecido como Festival de Campos do Jordão, acontece anualmente durante todo o mês de julho.
O evento é um dos maiores festivais de música erudita do Brasil e ocorre no Auditório Cláudio Santoro. Surgiu em 1970, inspirado no Festival de Tanglewood, nos EUA.
Ao longo de todo o mês, ocorrem apresentações de orquestras importantes, grupos de câmara e recitais. Além disso, há a realização de vários cursos de formação musical.
Se você é apaixonado por música clássica, não pode perder esse evento!
Agosto
Festa do Peão de Barretos
Existem várias festas do peão de boiadeiro, mas sem dúvida a mais famosa e que atrai maior público acontece anualmente na cidade de Barretos, no interior de São Paulo. O evento costuma ocorrer no meio de agosto e tem duração de dez dias.
A festa é organizada desde 1985 pelo clube "Os independentes", e conta com apresentações de rodeio, shows de música sertaneja e a "Queima do alho", que é uma tradição rural de alguns estados do interior do sudeste e centro-oeste.
Setembro
Semana Farroupilha
A Semana Farroupilha é um período de 7 a 20 de setembro que os gaúchos reservam para comemorar as tradições regionais e homenagear os líderes da Revolução Farroupilha.
Os festejos incluem desfiles a cavalo, apresentações, manifestações culturais e a participação da população vestida a caráter, com roupas típicas e tomando o famoso chimarrão.
Se você é de outra região e tem vontade de saber e conhecer mais sobre o sul do Brasil, essa é a oportunidade para presenciar e participar das tradições gaúchas.
Para saber mais sobre, leia Dia do Gaúcho.
Outubro
Oktoberfest
A Oktoberfest é uma festa tradicional na Alemanha. Aqui no Brasil, por conta da imigração alemã no sul do país, essa festa foi importada e hoje em dia já é tradicional em Santa Catarina, na cidade de Blumenau. Ela também ocorre em outras regiões do país.
O evento em Blumenau é grandioso e considerado a maior celebração alemã das Américas e uma das maiores do mundo.
Acontece desde 1984, atualmente no Parque Vila Germânica em meados de outubro e tem duração de 18 dias. A festividade conta com comidas típicas alemãs, grupos de tiros, apresentações de cantos e danças tradicionais, e também a caracterização em trajes típicos. Tudo isso regado a muita cerveja!
Novembro
Romaria de Finados de Juazeiro do Norte
A Romaria de Finados do Juazeiro do Norte é um dos maiores eventos religiosos do Brasil. O evento ocorre durante todo o mês de outubro e se estende até dia 2 de novembro, Dia de Finados.
O responsável pela sua criação da romaria foi Padre Cícero, reconhecido líder católico da região. Depois de sua morte, em 1934, a manifestação ganhou força e mais adeptos.
Nessa ocasião, a cidade cearense fica repleta de fiéis, vindos de diversas partes do Nordeste, a fim de demonstrar sua fé, renovar suas esperanças e reverenciar seus mortos.
A cidade organiza missas e bençãos e recebe cerca de 200 mil pessoas todos os anos.
Dezembro
Réveillon no Rio de Janeiro
Por ser o último mês do ano, dezembro já carrega uma euforia e um clima de festa.
Além do Natal, outra data importante e muito festejada é o réveillon, que ocorre no último dia de dezembro e marca a passagem para o ano que se inicia.
Em todos os lugares ocorrem festas e na cidade do Rio de Janeiro essa é uma data bastante comemorada. Todos os anos, a cidade se prepara para receber um grande fluxo de pessoas que vão para lá festejar a chegada do Ano Novo.
No bairro de Copacabana acontece o Show da Virada, que exibe artistas de vários estilos. Além, é claro, de uma grande queima de fogos para dar boas-vindas ao novo ciclo.
Se você quiser um réveillon mais agitado e divertido, uma boa pedida é passar a data em terras cariocas!
Não pare por aqui! Leia também: Natal: a origem que você ainda não conhece.