As quatro fases da Lua são: nova, crescente, cheia e minguante. Cada uma delas dura cerca de 1 semana.

Além delas, há as quatro fases intermediárias, que acontecem entre as luas nova e crescente e entre as luas cheia e minguante. As fases intermediárias da Lua são: quarto crescente, gibosa crescente, gibosa minguante e quarto minguante.

Fases da Lua e fases intermediárias da Lua

  1. Lua nova
  2. Lua crescente
  3. Lua quarto crescente
  4. Lua gibosa crescente
  5. Lua cheia
  6. Lua gibosa minguante
  7. Lua quarto minguante
  8. Lua minguante

As fases são o aspecto como vemos a Lua, o que depende da sua posição em relação ao Sol e à Terra. Na verdade, o que vemos é a luz do Sol refletida pela superfície lunar, porque a Lua não tem luz própria.

Note que a porção iluminada que vemos da Lua vai se modificando lentamente. As fases nova, crescente, cheia e minguante representam denominações especiais para indicar o momento em que a Lua está localizada em um determinado ponto de sua órbita.

O momento em que a Lua se encontra nesses pontos acontece em uma hora exata, conforme mostra a tabela Fases da Lua para 2025.

Depois desse momento, a Lua vai caminhando para a fase seguinte. Por exemplo, depois que a Lua chega no ponto específico da fase cheia, ela começa a caminhar para a fase minguante. Assim, apesar de ela ser cheia, podemos dizer que ela está minguando.

fases da lua e fases intermediarias da lua

Cada fase dura cerca de 7 a 8 dias. Isso quer dizer que as quatro fases acontecem ao longo de um mês; período que é chamado de ciclo lunar.

Vale lembrar que a aparência da Lua muda de acordo com a posição do observador na Terra. No Hemisfério Sul, o satélite apresenta-se de forma invertida em relação ao Hemisfério Norte.

Um outro fato interessante é que sempre vemos da Terra a mesma face da Lua. Isso acontece em decorrência do movimento de rotação da Lua apresentar o mesmo período do seu movimento de translação ao redor do nosso planeta.

Lua Nova

Lua nova
Lua nova (Fonte: Shutterstock)

Na fase nova, a Lua se apresenta timidamente no céu. É que, em virtude da sua posição entre a Terra e o Sol, não vemos a face que está iluminada.

Nesse período, a Lua costuma nascer às 6h e se por às 18h, estando presente no céu durante o dia.

Lua Crescente

lua crescente
Lua crescente (Fonte: Shutterstock)

A lua crescente é o momento quando a Lua se posiciona na direção leste a 90º do Sol. Surge como um semicírculo iluminado e, ao longo do tempo, vai se tornando cada vez mais aparente no céu.

Aqui, ela nasce às 12h e se põe às 00h.

Lua Cheia

Lua cheia
Lua cheia (Fonte: Shutterstock)

Na lua cheia, a Lua encontra-se inteiramente visível e iluminada pela luz solar. É o momento em que Sol e Lua estão de lados opostos, a 180º.

Nesse período, a Lua nasce aproximadamente às 18h e se põe às 6h do próximo dia.

Lua Minguante

lua minguante
Lua minguante (Fonte: Shutterstock)

A fase minguante é o período em que a Lua se encontra novamente posicionada a 90º do Sol, mas dessa vez na direção oeste. Também apresenta um formato de semicírculo, com metade da face iluminada.

Nessa ocasião, o satélite costuma nascer às 00h e se pôr às 12h.

Veja também: