Na madrugada do dia 21 de janeiro haverá o primeiro eclipse lunar do ano e o único que será total em 2019.
Trata-se um acontecimento muito especial, pois ele estará somente visível, na sua totalidade, no continente americano. Em todo o Brasil, o eclipse poderá ser contemplado em sua plenitude após a meia-noite.
Em parte da Europa e do norte da África, o eclipse só poderá ser observado de forma parcial.
É bom aproveitar a oportunidade e ficar acordado neste dia, pois este fenômeno só se repetirá daqui a três anos, em 16 de maio de 2022.
Igualmente, no dia 21 de janeiro, a lua cheia estará mais perto da Terra. Desta maneira, o satélite estará 14% maior e 30% mais brilhante do que costumamos ver. Este acontecimento é conhecido como Super lua.
É possível que a Lua também ganhe a coloração avermelhada, a chamada "lua de sangue". No entanto, como isto depende de vários fatores atmosféricos, nunca se pode prever com precisão que este fenômeno ocorra.
O eclipse acontece quando a Lua entra na zona da sombra projetada pela Terra. Isto ocorre quando o satélite e o planeta estão alinhados.
Devido à inclinação terrestre, os eclipses nem sempre podem ser observados em todos os lugares do planeta. Por isso, quando há um eclipse é bom aproveitar e olhar para os céus.
Próximos eclipses
- 16 de maio de 2022
- 8 de novembro de 2022
- 14 de março de 2025
- 07 de setembro de 2025
- 3 de março de 2026
- 31 de dezembro de 2028