O Dia Nacional do Trânsito é comemorado em 25 de setembro.
Esta data está inserida na Semana Nacional do Trânsito, que ocorre anualmente entre 18 e 25 de setembro.
O principal objetivo desta data é o desenvolvimento da conscientização social sobre os cuidados básicos que todo o motorista e pedestre deve ter no trânsito.
Por que o Dia Nacional do Trânsito foi criado?
O Dia Nacional do Trânsito foi instituído a partir da criação do Código de Trânsito Brasileiro, em setembro de 1997. A fim de conscientizar os condutores e população em geral, todos os anos um tema específico é debatido ao longo de toda a Semana do Trânsito. Os temas abordados são escolhidos pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito).
O Brasil é um dos países com mais acidentes de trânsito, onde morrem por ano aproximadamente 40 mil pessoas. Algumas das maiores causas de acidentes são o excesso de velocidade, a embriaguez e o uso do celular enquanto dirige.
É essencial o ensino de atitudes de respeito, precaução e responsabilidade no trânsito, para que as estatísticas alarmantes de acidentes nas estradas possam mudar.
Boas práticas para evitar os acidentes no trânsito
Algumas das atitudes que ajudam a evitar acidentes no trânsito são:
- Não dirigir alcoolizado;
- Não usar o celular enquanto dirige ou atravessa as ruas;
- Não ultrapassar o limite de velocidade;
- Usar sempre o cinto de segurança;
- Atravessar a rua nas faixas de pedestres;
- Conhecer e respeitas todos os sinais e leis de trânsito.
Maio amarelo: campanha de conscientização para segurança no trânsito
O período entre 2011 e 2021 foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como a década de Ação para Segurança no Trânsito, em 11 de maio de 2011.
A partir de então, todo ano no mês de maio ações de conscientização são realizadas visando diminuir o número de acidentes no trânsito.
Ver também: Dia Mundial Sem Carro.