O Dia Mundial do Urbanismo é comemorado no dia 8 de Novembro.
O urbanismo consiste nos padrões estabelecidos para o crescimento de uma cidade em vários âmbitos, entre eles o técnico, econômico e administrativo.
O Dia Mundial do Urbanismo propõe um debate lúcido sobre a promoção e criação de soluções de urbanismo, que podem contribuir para uma saudável integração dos elementos de uma comunidade. Entre os temas debatidos estão o sistema de transportes, locais para habitação, soluções de lazer e planejamento de áreas verdes.
Origem do Dia do Urbanismo
Esta data comemorativa foi instaurada em Buenos Aires, em 1934, por Carlos María della Paolera, o primeiro sul-americano a se formar no Instituto de Urbanismo da Universidade de Paris.
Paolera defendia a construção de um urbanismo científico ou seja, o planejamento das cidades deveria ser tratado como uma ciência a fim de torná-la mais eficiente para seus cidadãos.
Em 1949, a Organização Nacional das Nações Unidas (ONU) decide adotar esta data no seu calendário e mais de 30 países seguem este recomendação. O Brasil comemora o Dia do Nacional do Urbanismo na mesma data, de acordo com o Decreto nº 91.900, de 8 de novembro de 1985.
Por isso, neste dia, refletimos sobre nosso espaço urbano e seu planejamento, abordando os desafios e riscos inerentes à edificação de uma cidade.