O Dia Internacional das Florestas e da Árvore é comemorado anualmente em 21 de Março, no hemisfério norte.
A data serve para conscientizar as pessoas sobre a importância que os biomas florestais possuem para o sustentamento da vida em todo o planeta. Várias organizações não governamentais, escolas e empresas promovem atividades de arborização e reflorestamento pelas cidades de todo o mundo, criando os chamados "espaços verdes".
As florestas são apelidadas de "pulmão do mundo", e não é a toa. As árvores ocupam cerca de 30% da superfície da Terra, sendo responsáveis pela fotossíntese - processo de produção de oxigênio a partir da absorvição de dióxido de carbono (CO2).
No Brasil, o Dia da Árvore e Florestas tem um significado ainda mais importante, já que o país acolhe a maior floresta do planeta: a floresta amazônica.
Origem do Dia Internacional das Florestas e da Árvore
Em 10 de Abril de 1872, o norte-americano Julius Stirling Morton promoveu no estado do Nebraska, nos Estados Unidos, um dia dedicado às ações de reflorestamento e arborização de zonas centrais das cidades. A data ficou conhecida como "Arbor Day".
Em 1971, quase um século depois da iniciativa de Stirling Morton, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura - FAO, estipulou o dia 21 de Março como o Dia Internacional das Florestas. A data marca o início da primavera no hemisfério Norte. No hemisfério Sul, a data é comemorada também no começo da primavera, em 21 de Setembro.