O Dia Internacional da Logosofia é comemorado anualmente em 11 de agosto.
A logosofia é uma ciência criada pelo pensador e educador humanista argentino Carlos Bernardo González Pecotche, que tem a finalidade de buscar o autoconhecimento do próprio indivíduo, através da revelação de conhecimentos de natureza transcendente.
O termo logosofia se originou a partir de duas palavras gregas: logos, que significa “palavra”, e o termo sophia, que quer dizer “sabedoria”, formando o significado de “a sabedoria da palavra”, conhecida como a “ciência da razão”.
Entre os principais objetivos da logosofia está o constante desenvolvimento do homem, do conhecimento de si mesmo, das leis universais, o desenvolvimento e o domínio profundo das funções de estudar, de aprender, de ensinar, de pensar e de realizar.
Por isso, esta data comemorativa é importante para nos lembrarmos de nos conscientizar sobre o aperfeiçoamento dos atuais modelos de ensino e aprendizagem.
Origem do Dia da Logosofia
O Dia Internacional da Logosofia é celebrado na data de aniversário de Carlos Pecotche, que nasceu em 11 de agosto de 1901, em Buenos Aires, na Argentina.
Em 1930 foi criada a Fundação Logosófica, na cidade de Córdoba (Argentina). Apenas cinco anos depois, a instituição chegava ao Brasil e hoje conta com escolas e centros de estudo espalhados por todo país.
Frases sobre Logosofia
-
A Logosofia é, justamente, a especialidade científica e metodológica que se ocupa da reativação consciente do indivíduo. (Carlos Bernardo González Pecotche)
-
O homem jamais se arrependerá de haver proporcionado a seu espírito todo elemento de juízo requerido pelo desenvolvimento pleno de suas aptidões e pelo exercício sem limitações de sua inteligência. (Carlos Bernardo González Pecotche)
-
A Logosofia prefere manter intacto o livre arbítrio, porque é bem sabido que cada qual há de responder sempre com firmeza aos ditados de sua consciência. (Carlos Bernardo González Pecotche)