O Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas é celebrado anualmente em 26 de junho.
Como o próprio nome sugere, nesta data o principal objetivo é travar uma discussão com a comunidade para conscientizar o combate contra o uso de drogas ilícitas, principalmente entre os adolescentes e jovens.
O diálogo com as lideranças do governo também é importante para garantir a criação de programas e projetos que reforcem o combate ao tráfico dessas drogas.
Através do Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC), a ONU organiza anualmente uma série de atividades a nível mundial para informar e conscientizar as pessoas sobre atualizações de dados envolvendo o consumo, a produção e o tráfico de drogas.
De acordo com o Relatório Mundial de Drogas, desenvolvido pela ONODC, estima-se que anualmente morrem aproximadamente 200 mil pessoas em decorrência do consumo de drogas ilícitas.
Origem da data
O Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas foi criado a partir da resolução 42/112 da Organização das Nações Unidas, em 1987.
A resolução também foi o ponto de partida para a implementação da Conferência Internacional sobre o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, que ocorreu em 26 de junho de 1987.