O Dia do Paleontólogo foi estabelecido em 7 de março, data da fundação da Sociedade Brasileira de Paleontologia, ocorrida no ano de 1958.
O governo do estado de São Paulo também estabeleceu o dia do Paleontólogo em 15 de junho, através da Lei nº 2.818, de 30 de abril de 1981. No entanto, esta data não é aceita pelos paleontologistas.
Qual é o trabalho de um paleontólogo?
Os paleontólogos são os cientistas que se dedicam a estudar fósseis de animais e seres humanos, fazendo com que tenhamos mais conhecimento sobre os seres que já viveram na Terra no passado.
Mas, ao contrário do que possa parecer, o paleontólogo não trabalha somente em escavações. A pesquisa em laboratório e a análise dos resultados é fundamental nesta carreira.
A Paleontologia, como ciência, foi estabelecida no século XIX pelo francês Charles Cuvier. No entanto, desde a Antiguidade os estudiosos já observavam restos de animais e conchas nas rochas marinhas.
Desde então, a Paleontologia tem crescido e se popularizado através de museus e filmes de ficção-científica.
No Brasil, não existe uma graduação específica para a Paleontologia e o estudante tem que cursar Geologia ou Biologia, para depois se especializar neste campo.
O arqueólogo também estuda fósseis?
O arqueólogo trabalha na investigação de vestígios da atividade humana. Isso quer dizer que modos de vida podem ser estudados através de materiais.
Também há um dia dedicado a esse profissional. O Dia do Arqueólogo é comemorado em 26 de julho.