O Dia do Guarda Noturno é celebrado anualmente em 19 de outubro.
Esta data é uma homenagem a todos os profissionais que se dedicam a proteger e vigiar locais públicos e privados durante a noite, período onde há a maior necessidade de cuidar da segurança dos estabelecimentos.
Além de garantir a integridade física do local que protege, o guarda noturno também evita a ação de criminosos e demais perigos à segurança do local.
Os guardas noturnos estão aptos a garantir a segurança dos mais variados lugares, desde empresas, residências, parques públicos, ruas e etc.
De acordo com a Constituição Federal, todos os trabalhadores que atuam profissionalmente durante o horário noturno (22h às 5h) devem receber uma remuneração superior ao do período diurno.
Origem do Dia do Guarda Noturno
Esta data é inspirada em São Pedro de Alcântara, considerado o padroeiro dos guardas noturnos, e que também celebra o seu dia em 19 de outubro, de acordo com a liturgia católica.
Este santo nasceu em Espanha, em 1499, e era conhecido por ser um excelente vigilante.
O pai de Pedro de Alcântara queria que o filho fosse advogado, mas o jovem escolheu a vida religiosa, entrando para a Ordem dos Franciscanos.