O Dia do Estivador é comemorado anualmente em 18 de outubro.
Esta data celebra a atividade do profissional responsável por descarregar as cargas dos navios, organizar nos portos e vice-versa.
A profissão de estivador existe no Brasil há séculos, surgindo desde a abertura do primeiro porto no país.
Origem do Dia do Estivador
Diferentemente dos demais trabalhadores portuários, que comemoram o seu dia em 28 de janeiro, o Dia do Estivador é festejado em 18 de outubro em memória da abertura dos portos brasileiros para as nações amigas, por D. João VI.
Não há um relato concreto sobre a origem desta data, mas teria surgido a partir de uma decisão tomada por iniciativa da Federação Nacional dos Estivadores.
Um grande marco para os estivadores foi a modernização dos Portos Brasileiros, em 1993 (lei nº 8.630/93), pelo presidente Itamar Franco, fazendo com que o profissional deixasse de desempenhar funções apenas braçais, mas também a necessidade de possuir formação específica para lidar com as novas tecnologias implantadas.
Homenagem ao Dia do Estivador
O Estivador é um trabalhador portuário, que realiza as atividades de estiva, serviço de bloco, vigilância de embarcações, conserto de carga e muito mais... Tudo que for preciso para manter as preciosas cargas que chegam ou saem do nosso país em segurança e integridade.
Obrigado pelo seu trabalho árduo, Estivador! Parabéns pelo seu dia!