O Dia do Esteticista é comemorado em 18 de janeiro no Brasil.
Esteticistas são profissionais que podem ter formação de nível médio ou superior, e também podem trabalhar por conta própria ou ser contratados por salões, spas e consultórios de dermatologia, por exemplo.
Os cuidados providenciados por um esteticista costumam ser divididos em duas categorias: estética facial e estética corporal.
Com o passar dos anos, a profissão de esteticista tem ganhado mais destaque, principalmente devido às atuais facilidades que as pessoas encontram para cuidar da sua estética e com isso garantir a sua saúde e bem-estar.
Origem do Dia do Esteticista
Esta comemoração foi instituída com a lei nº 12.592 de 18 de janeiro de 2012.
Antes da sua promulgação, a mesma era comemorada no dia 20 de novembro. Isso acontecia em decorrência do Projeto de lei nº 54, de 2006, que instituía o dia desse profissional nessa data.
A lei nº 12.592 é responsável por regulamentar a profissão de esteticista no Brasil e não só. Consiste numa lei federal, que tem como objetivo preservar os direitos dos profissionais esteticistas, cabeleireiros, barbeiros, manicures, pedicures, depiladores e maquiadores.
Uma lei mais recente relacionada com o exercício da atividade é a lei nº 13.643, de 3 de abril de 2018, com as disposições sobre as profissões de Esteticista, que compreende o Esteticista e Cosmetólogo, e de Técnico em Estética.
A regulamentação da profissão garante um maior controle sobre estes profissionais, fazendo com que sigam um conjunto de padrões de qualificação.