O Dia do Engenheiro de Minas é celebrado em 10 de julho.
Esta data é uma homenagem aos profissionais que se dedicam à pesquisa, exploração e aproveitamento dos recursos minerais.
Entre algumas das funções do engenheiro de minas está a localização e análise das minas, além das pesquisas sobre a qualidade dos minérios disponíveis naquele local.
Todas as atividades exercidas pelo engenheiro de minas devem prezar pela preservação do meio ambiente, evitando as agressões ambientais de qualquer natureza.
A primeira faculdade de engenharia de minas no Brasil foi a Escola de Minas de Ouro Preto, criada em 1875. Hoje, ela pertence à Universidade Federal de Ouro Preto. Somente 29 universidades em todo país, dentre elas a USP e a UFPE, oferecem este curso.
Origem do Dia do Engenheiro de Minas
A escolha desta data para celebrar o Dia do Engenheiro de Minas é uma homenagem ao dia de nascimento de Pedro Demóstenes Rache, em 10 de julho de 1879, engenheiro de minas conhecido por ser o idealizador e primeiro presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia – Confea.
Pedro Rache escreveu vários livros sobre a exploração racional dos minérios no país, da importância de uma indústria siderúrgica e sobre a economia brasileira em geral. Além disso, foi empresário e deputado durante a década de 30.
Ver também: Dia do Engenheiro e Dia da Engenharia.