O Dia do Correio Aéreo Nacional e o Dia da Aviação de Transporte celebram-se anualmente dia 12 de junho no Brasil.
Esta data recorda o primeiro voo realizado pelo tenentes do Exército Casemiro Montenegro Filho e Nelson Freire Lavanere-Wanderley.
A aeronave partiu de São Paulo para o Rio de Janeiro levando uma mala postal com duas cartas e a viagem durou cinco horas. Já o retorno foi mais rápido e teve a duração de três horas e meia. Assim estava inaugurado o serviço de postal aéreo entre as duas cidades.
Os pilotos conduziram um modelo Curtiss Fledgling, com a matrícula K263, que ainda pode ser visto nos Campos Afonsos, no Rio de Janeiro.
Com a criação do Ministério da Aeronáutica, em 1941, os serviços aéreos mantidos pelo Exército e a Marinha foram unidos em um só. Desta maneira, o Correio Aéreo Nacional (CAN) passou a funcionar sob a supervisão deste órgão.
Progressivamente, os voos se deslocaram para as regiões centro-oeste e norte do Brasil, onde só é possível alcançar muitas localidades graças aos aviões.
O CAN teve um papel primordial para a construção da nova capital do país, Brasília, localizada a 1.200 quilômetros do Rio. Na falta de estradas e hidrovias foram os aviões do CAN que levaram as milhares de toneladas de material de construção, máquinas pesadas, trabalhadores e os incontáveis passageiros do governo.
Atualmente, 15 unidades aéreas atuam em vários pontos do território nacional e também já participaram de missões internacionais em países como o Haiti, Suriname, Equador e Líbano.
Frase
Em toda minha vida profissional, jamais acreditei em messianismo, estrelismo, concentração do poder e do mérito em um só indivíduo. Sempre trabalhei em equipe. E se algum merecimento tenho, é o de ter sabido despertar em meus companheiros o entusiasmo, delegar-lhes autoridade com responsabilidade, exortá-los ao pleno uso de suas potencialidades e qualidades, em proveito do povo brasileiro. (Casimiro Montenegro Filho)