Durante muito tempo eles foram colocados à margem da sociedade. É por isso que, no dia 13 de agosto, é comemorado o Dia do Canhoto, data que promove um mundo mais inclusivo e compreensivo.
Alvo de preconceito, os canhotos eram vistos como inferiores, associados ao pecado e até ao demônio. Hã?!? É verdade! E para “corrigir” isso, pais e professores obrigavam as crianças canhotas a usar a mão direita.
Parte disso decorre de um problema linguístico, em que a palavra canhoto significava incorreto e desajeitado, ao contrário da palavra destro, que significava correto e habilidoso.
O que não se sabia é que, possivelmente, a habilidade com a mão esquerda tenha origem genética. Não se sabia também do desempenho que eles apresentam em algumas áreas, conforme estudos que vão sendo desenvolvidos atualmente.
Bem, e é para ajudar os canhotos a se orgulharem do fato de serem canhotos que esse dia surgiu, afinal, eles representam 10% da população mundial, portanto, merecem ser reconhecidos.
Além disso, há muita gente habilidosa que é canhota. Vamos saber quem são elas?
Famosos canhotos e super talentosos
Albert Einstein: físico alemão que elaborou a famosa Teoria da Relatividade.
Ayrton Senna: tricampeão mundial brasileiro de Fórmula 1.
Beethoven: compositor de obras famosas como a Nona Sinfonia.
Bill Gates: dono da maior empresa de informática do planeta, a Microsoft, e um dos homens mais ricos do mundo.
Gandhi: líder nacionalista indiano.
Kurt Cobain: ídolo de toda uma geração, comandou a banda americana Nirvana nos anos 90.
Leonardo da Vinci: um dos mais completos e importantes artistas da história.
Machado de Assis: escritor brasileiro e autor de obras icônicas como, “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, fundador e primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras.
Marie Curie: a cientista responsável pelo desenvolvimento da teoria da radioatividade, que venceu o Prêmio Nobel de Física e o Prêmio Nobel de Química.
Paul McCartney: baixista dos Beatles.
Pelé: o atleta do século XX chutava com a direita, mas escrevia com a esquerda.
Desafios enfrentados pelos canhotos todos os dias
Como a maior parte da população é destra, os utensílios e objetos construídos para facilitar o dia a dia das pessoas foram feitos predominantemente para pessoas que utilizam a mão direita.
Se você não convive com canhotos, talvez nunca tenha pensado em como é difícil para eles usarem tesouras, ou tocarem violão, por exemplo, feitos para destros.
Mas, nos últimos anos, os canhotos puderam comemorar muitas conquistas, como, por exemplo: o caderno de argolas para canhotos. Pense comigo: não deve ser fácil escrever até o fim da linha e esbarrar naquelas argolinhas, não é?
E numa casa em que a maioria é destra, ser canhoto é um desafio: imagine o desconforto que é lavar a louça e colocá-la no escorredor, que fica do lado direito?
Vamos celebrar o Dia do Canhoto!
Ninguém tem que ficar de fora. Canhotos e destros são chamados para a festa!
Se você é canhoto,
- pesquise produtos específicos para canhotos e invista em algo que ainda não tem.
- presentei um amigo canhoto com um produto específico, afinal, uma comemoração dessas merece um presentinho, não é verdade?
- reúna todas as pessoas canhotas que conhece e façam uma festa. Troquem as suas experiências e compartilhe as novidades dos produtos. Orgulhe-se de ser canhoto!
Se você é destro, tente fazer tudo com a mão esquerda nesse dia. Vai ver com a partir dessa experiência passará a dar mais valor ao seu amigo canhoto.
O que dizem sobre as habilidades dos canhotos?
Além de frequentemente terem que aprender a usar utensílios feitos para destros, como abrir latas com habilidade, os estudos dizem que os canhotos são melhores em:
- habilidades criativas e de resolução de problemas, como Matemática e jogo de xadrez
- atividades artísticas, como desenho e música
- habilidades esportivas, surpreendendo os adversários com movimentos inesperados.
Como surgiu o Dia do Canhoto?
O Dia do Canhoto foi criado em 13 de agosto de 1992, por iniciativa do clube britânico Left-Handers Club, o Clube dos Canhotos, que surgiu em 1990 com o objetivo de lutar contra o preconceito e as dificuldades enfrentas diariamente pelos canhotos.