Há pessoas que parecem mesmo isso: anjos no mundo. Sempre ajudando alguém que peça - e sempre com boa vontade, oferecendo ajuda para resolver um perrengue daqueles ou, simplesmente, sendo gentil por onde passa, ou seja, verdadeiros mensageiros de paz - o tempo todo!
Os anjos são seres celestiais criados por Deus com a função de transmitir mensagens. A palavra anjo vem do termo grego ággelos, que significa mensageiro.
Para incentivar as pessoas que não são propriamente tão bondosas, desprendidas ou gentis assim, há uma data que promove a prática do bem durante um dia inteirinho.
Quem sabe um hábito positivo pode, em efeito dominó, desencadear uma série de boas ações?
Assim surge o Dia de Ser um Anjo, criado em 1993 por Jayne Howard Feldman, uma ministra inter-religiosa ordenada, que estuda e escreve sobre anjos.
A data é comemorada em 22 de agosto. Seja, você também, um anjo nesse dia!
Boas ações para hoje (e sempre!)
Faça uma gentileza e seja um espalha-sorriso. Ajude alguém a levar as compras ou atravessar a rua, deixe um bilhetinho de agradecimento a um colega de trabalho, arranque um sorrido de alguém hoje com pequenos gestos que podem fazer toda a diferença no dia de alguém.
Faça algum trabalho voluntário. Procure lugares que precisam de voluntários e com o qual você se identifique e mãos à obra.
Faça uma doação. Separe coisas que não usa mais e doe a quem precisa, compre algo no supermercado e ajude alguém.
Seja um bom ouvinte. Tire um tempinho para ouvir aquele amigo que está precisando conversar.
Compartilhe energia positiva. Use as redes sociais para transmitir ânimo e coragem. A mensagem há de chegar a alguém que precisa.
Por que faz bem fazer o bem?
Se alguém precisar de motivos, eles estão aqui:
1. Aumenta a felicidade. Praticar boas ações pode liberar serotina, dopamina, endorfina e ocitocina, que são hormônios da felicidade.
2. Reduz o estresse. A bondade pode promover uma sensação de calma e de satisfação.
3. Melhora a autoestima, porque podemos nos sentir mais confiantes e, até mesmo, mais importantes.
4. Fortalece os laços sociais, porque pode promover um senso de comunidade entre as pessoas.