O Dia de São Romualdo é comemorado em 19 de junho.
Nascido em 956, em Ravena, na Itália, São Romualdo ficou conhecido por ter sido um dos fundadores da Ordem dos Camaldulenses. Esta ordem segue a regra beneditina, mas São Romualdo privilegiou o aspecto contemplativa dos escritos de São Bento.
Descendente dos duques de Orseoli, o monge italiano nasceu numa família próspera, mas sem grandes ligações com a religião. Ainda assim, professou primeiro no mosteiro de são Apolinário, mas insatisfeito, abandona o lugar após três anos em busca de uma vida mais solitária.
Passa dez anos pelos montes Pirineus e ao voltar à sua cidade natal, convence o pai a fazer-se monge. Posteriormente, ele mesmo será canonizado como São Severo.
Durante a sua vida, São Romualdo ajudou a fundar vários mosteiros e difundiu o modelo de vida eremita, inspirando-se no estilo de ascetismo oriental. Aliás, também é considerado como uma grande figura dentro do "Renascimento eremita" no século XI.
São Romualdo de Ravena morreu em 19 de junho 1027, no Convento de Val-de-Castro, aos 71 anos. A sua festa litúrgica é celebrada nesta data, lembrando a data de sua morte.
Também é conhecido como São Romualdo Abade.
Oração a São Romualdo
"Ó deus, pai de bondade, eu Vos peço, pela intercessão de São Romualdo, que nunca me sinta por vós desamparado. Eu vos peço por mim e por todos aqueles que sofrem dores físicas, que se sentem abandonados e que carregam a cruz sozinhos no meio do desespero. Concedei a força e a aceitação do mistério da dor. Amém."