O Dia de São Romão (o eremita) é comemorado anualmente em 28 de fevereiro.
Esta data celebra a vida e obra dos santos São Romão e São Lupicino, dois irmãos peregrinos que viveram durante o século V na França.
São Romão é considerado um dos primeiros monges franceses. Começou na vida religiosa aos 35 anos de idade, peregrinando pelas montanhas desertas entre a França e Suíça.
Algum tempo depois, após ficar viúvo, o seu irmão Lupicino se juntou a Romão e juntos fundaram dois novos mosteiros, um na cidade de Condat e outro em Lancome.
De acordo com a história, ao visitar o túmulo de São Maurício, em Genebra, São Romão teve que se refugiar numa caverna onde viviam dois leprosos.
Para mostrar que os doentes não precisavam temer a sua presença ali, Romão abraçou e beijou os leprosos. No dia seguinte, ambos estariam completamente curados da lepra.
A popularidade de Romão como um santo milagreiro, após este episódio, se intensificou por toda a Europa.
No entanto, São Romão não gostou de toda a veneração que lhe estava sendo atribuída e decidiu se isolar no seu mosteiro o resto da vida, até morrer em 28 de fevereiro de 463, aos 73 anos.
Oração a São Romão
“São Romão pé em Roma cabeça em Portugal. Livrai-me dos cães danados e dos que estão para se danar. Do mortos mal encarados dos vivos sem perigo. São Romão andais comigo”.