O Dia de São Patrício, também conhecido por St. Patrick's Day, é comemorado anualmente em 17 de março.
A data é uma homenagem ao padroeiro da Irlanda, São Patrício, que faleceu no dia 17 de março de 461.
Muito além do que uma celebração religiosa, pois lembra a chegada do cristianismo ao país dos irlandeses, também ovaciona a cultura e as tradições típicas desse povo.
Como é comemorado o Dia de São Patrício?
O Dia de São Patrício é popular em países que tiveram colonização inglesa ou irlandesa, sendo bastante celebrado nos Estados Unidos, Canadá, Austrália, por exemplo. No Brasil, o Dia de São Patrício também é comemorado em algumas comunidades irlandesas, mas não com a mesma notoriedade que nos países ingleses.
Atualmente, o Dia de São Patrício é celebrado com desfiles e festas nas ruas, como se fosse um grande carnaval para os irlandeses. Os tradicionais irish pubs (bares irlandeses) ficam lotados com pessoas fantasiadas ou usando a cor verde, bebendo muita cerveja e se divertindo.
História de São Patrício
São Patrício nasceu na Grã-Bretanha entre 385 e 392. Chamava-se Maewyn Succat e teria sido levado para a Irlanda com 16 anos de idade, como escravo. Patrício era pagão e começou a se converter ao cristianismo durante o período em que esteve preso.
Após seis anos, Patrício conseguiu escapar e regressar para a Grã-Bretanha. No entanto, passado alguns anos, já consagrado como bispo, voltou à Irlanda na tentativa de converter os pagãos irlandeses.
São Patrício ficou conhecido por utilizar o trevo como um símbolo da Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo).
O santo faleceu no dia 17 de março de 461 na Irlanda. Seus restos mortais encontram-se na Catedral de Down, conhecida como Downpatrick.
Símbolos do Dia de São Patrício
Trevo: inicialmente, foi utilizado por São Patrício como uma simbologia da Santíssima Trindade, sendo depois associado ao nacionalismo do povo irlandês. Era uma folha considerada sagrada pelos antigos celtas.
Cor verde: está diretamente relacionada com o uso do trevo como símbolo da Irlanda.
Cruz celta: criação de São Patrício, que para converter celtas irlandeses em cristãos, uniu a tradicional cruz solar (símbolo importante para o povo Celta) com a cruz cristã.
Leprechaun ou duende: criatura semelhante a um pequeno homem, que pertence à cultura céltica e que se tornou símbolo da Irlanda e suas tradições.