O Dia de São Maximiliano é celebrado em 14 de agosto.
Maximiliano Maria Kolbe nasceu como Rajmund Kolbe (Raimundo Kolbe, em português), em 1894, na Polônia. Desde criança recebeu uma educação cristã e, quando chegou a juventude, foi enviado pela família para a ordem franciscana, onde passou a ser conhecido por Maximiliano Maria.
Maxilimiano fundou a chamada "Milícia Imaculada", que tinha a missão de espalhar a palavra de Cristo, através de Maria Imaculada, por todo o mundo. O padre ainda trabalhou durante muito tempo como professor, se dedicando a divulgar a evangelização no máximo possível de países.
Quando chegou a Segunda Guerra Mundial, Maximiliano foi preso por duas vezes. Em 1941 foi enviado para o campo de concentração de Auschwitz, onde se imortalizou como um corajoso mártir ao oferecer a sua vida em troca da de outro preso.
O Papa João Paulo II, que beatificou e canonizou Maximiliano Maria Kolbe, em 1982, também foi quem lhe atribuiu o título de "Padroeiro do difícil Século XX".
Oração a São Maximiliano Maria Kolbe
“Ó São Maximiliano, seguidor fidelíssimo do Pobrezinho de Assis, que inflamado de amor a Deus transcorreste a vida na prática assídua das virtudes heróicas e na obras santas do apostolado, volta o teu olhar a mim, teus devoto, que confio na tua intercessão.
Tu que, irradiado da luz da Virgem Imaculada, atraístes inúmeras pessoas aos ideais de santidade, chamando-as em diversas formas de apostolado para o triunfo do bem e da dilatação do Reino de Deus, obtenha a mim a luz e força para operar o bem e atrair muitas pessoas ao amor de Cristo.
Tu que, na perfeita conformidade ao divino Salvador, alcançaste alto grau de caridade para oferecer, em sublime sacrifício de amor, a tua vida para salvar a um irmão prisioneiro, suplique do Senhor a graça que ardentemente te peço... (coloca-se a intenção)
E, animado pelo mesmo ardor de caridade, possa também eu com a fé e com obras testemunhar Cristo aos irmãos, para alcançar contigo a beatificante possessão de Deus na luz da glória. Amém.”