O Dia de São João Bosco é comemorado anualmente em 31 de janeiro.
Esta data é comumente celebrada pela igreja cristã católica, que homenageia o padroeiro da capital federal do Brasil, Brasília.
Nascido como João Melchior Bosco, Dom Bosco é aclamado e venerado como o padroeiro dos jovens, conhecido como o “Pai e Mestre da Juventude”.
No século XIX, Dom Bosco, após começar a se dedicar totalmente à evangelização, criou grupos de catequeses e orientações profissionais direcionadas aos jovens da época.
Dom Bosco é considerado o fundador da Congregação Salesiana, que tem a missão de ajudar os jovens, principalmente os pobres e que estão em situações de risco.
O padroeiro dos jovens também é conhecido pelos seus supostos sonhos premonitórios. Aliás, Dom Bosco é considerado padroeiro de Brasília porque, de acordo com alguns intérpretes, um dos seus sonhos se referia a criação da capital brasileira.
A data de celebração das obras de Dom Bosco foi escolhida em homenagem ao dia de sua morte, em 31 de janeiro de 1888.
Oração a São João Bosco
“Oh! Pai e mestre da juventude, São João Bosco, que tanto trabalhastes pela salvação das almas, sede nossa guia em buscar o bem da nossa e a salvação do próximo, ajudai-nos a vencer as paixões e o respeito humano, ensinai-nos a amar a Jesus Sacramentado, a Maria Santíssima Auxiliadora e ao Papa, e obtende-nos de Deus uma santa morte, para que possamos um dia achar-nos juntos no Céu.
Assim seja. Amém".