O Dia de São Geraldo Magela é comemorado anualmente em 16 de outubro.
Esta data é celebrada principalmente pela comunidade cristã católica, em homenagem à figura do santo considerado padroeiro da gravidez, da maternidade e daqueles que são falsamente acusados de algo.
São Geraldo nasceu em 6 de abril de 1726, na cidade de Muro Lucano, na Itália. Cresceu com os ensinamentos cristãos repassados por sua família.
Geraldo Magela queria seguir o caminho de Cristo e abdicou de todo o tipo de luxo ou riqueza.
Trabalhou durante muitos anos como alfaiate, até que conseguiu ser aceito na Congregação do Santíssimo Redentor, se tornando um missionário redentorista.
São Geraldo ainda tinha a fama de ser vidente, tendo ele previsto o dia de sua morte, em 16 de outubro de 1755, consumido pela tuberculose.
O “padroeiro das mães” foi canonizado no dia 11 de dezembro de 1904, pelo papa Pio X.
Em alguns países ou doutrinas religiosas, o dia de São Geraldo Magela ainda é comemorado em 19 de setembro.
Oração a São Geraldo Magela
“Ó São Geraldo, nós nos alegramos pela felicidade de vossa glória. Nós bendizemos a Deus pelos dons sublimes de vossa graça a vós dispensados com tanta largueza. Nós vos felicitamos por haverdes correspondido fielmente a tanta bondade do Senhor.
Ó São Geraldo, ajudai-nos a imitar vossa fidelidade à Vontade divina: vosso amor a Jesus Sacramentado: vossa devoção singular a Maria Santíssima; vosso espírito de penitência; a pureza de vossa vida e, enfim, vossa grande caridade para com os pobres, para com as mães e para com os mais abandonados.
Ó São Geraldo, socorrei-nos em todas as nossas precisões espirituais e materiais. Alcançai-nos uma piedosa conformidade nas agruras, doenças e sofrimentos da vida.
Abençoai as mães, de quem sois o especial padroeiro. Protegei nossa paróquia. Alcançai-nos de Deus muitas vocações sacerdotais e religiosas. Orai pela Igreja de Jesus Cristo e pelo Santo Padre, o Papa.
São Geraldo, nosso padroeiro, rogai por nós. Amém”.