O Dia de São Barnabé é celebrado em 11 de junho.
Esta data homenageia um dos primeiros cristãos a ser mencionado no Novo Testamento da Bíblia Cristã. Embora não tenha pertencido ao grupo dos Doze Apóstolos de Cristo, Barnabé é uma figura que viveu na "era apostólica" e, por essa razão, também conhecido como Barnabé Apóstolo.
Ele é mencionado nos Atos dos Apóstolos com o nome de José, natural do Chipre e que possuía um sítio. Vende-o e doa o dinheiro para os Apóstolos que começavam a fazer seu trabalho de evangelização.
Assim, Barnabé, cujo nome significa "filho da consolação", é designado para pregar na região de Antioquia (na atual Turquia) e leva consigo o recém-convertido Paulo. Ali, a dupla faria muito adeptos e pela primeira vez os seguidores de Jesus seriam chamados de cristãos.
A sua festa litúrgica é celebrada tanto pela Igreja Católica Romana como pela Ortodoxa. A escolha do dia 11 de junho é uma referência à data de sua morte, em 61 d.C. quando Barnabé morreu apedrejado, provavelmente na ilha de Salamina, uma ilha no Mar Egeu.
São Barnabé é considerado o padroeiro de Chipre, da Antioquia e de Milão, local onde teria sido o primeiro dos bispos da cidade.
Oração a São Barnabé
"Santo Apóstolo Barnabé, volvei o vosso olhar a nós e a todos os apóstolos da Igreja, para que servindo ao Evangelho, possam encontrar a fortaleza necessária para nunca desanimar. Olhai para as pedras que se encontram em nosso caminho: que elas nos levem à santidade. Por Cristo Nosso Senhor. Amém!"