O Dia de Santa Lídia é celebrado em 3 de agosto.
De acordo com a história cristã, Lídia era uma vendedora de púrpura na região da atual Grécia, e foi durante muitos anos pagã. No entanto, buscando conhecimento, tornou-se prosélita, ou seja, convertida ao judaísmo.
Conheceu o cristianismo através dos apóstolos Paulo, Lucas, Timóteo e Silas, que estavam evangelizando na região onde Lídia morava, numa colônia romana na Grécia.
Após ouvir a palavra de Cristo pelos apóstolos, Lídia converteu-se ao cristianismo e sugeriu que os evangelizadores se reunissem em sua casa. A princípio os seus irmãos de espírito recusaram, mas após voltarem a ser perseguidos, foram para a casa de Lídia.
Assim, a casa desta santa tornou-se o abrigo da primeira comunidade católica na Europa, ou seja, foi a primeira igreja católica do continente. Por esta razão, Santa Lídia é conhecida como uma das primeiras santas a ser venerada pela fé católica.
Por causa de sua história, Santa Lídia atualmente é considerada a padroeira dos tintureiros e comerciantes.
Oração de Santa Lídia
"Deus, nosso Pai, Santa Lídia, mediante a Palavra anunciada por vossos apóstolos, acreditou em vosso Filho Jesus. Ela se tornou a primeira de uma multidão de crentes, e hoje professamos a mesma fé que ela professou e deu testemunho. Fortalecei nossa fé, Senhor, para que também o nosso testemunho seja verdadeiro e autêntico. Por Cristo nosso Senhor. Amém!"