O Dia de Santa Beatriz da Silva é celebrado em 1 de setembro, no entanto, também pode ser comemorado em 17 de agosto.
Beatriz da Silva nasceu em Ceuta, na época território português, em 1424 e faleceu em Toledo, em 1490. É considerada padroeira dos pobres.
Pertenceu diretamente à nobreza de Portugal. Desde criança teve educação franciscana e, por este motivo, despertou um grande interesse pela religião, em especial a figura de Nossa Senhora.
Beatriz da Silva era prima da rainha e dama de companhia de D. Isabel, esposa de D. João II de Castela. A rainha D.Isabel invejava muito a beleza e carisma de Beatriz, que era querida por todos. Desejando "acabar com a concorrência", Isabel decide matar sua prima por asfixia. Leva a jovem até a parte subterrânea do castelo e resolve enterrá-la viva num cofre.
No entanto, quando pensava que fosse morrer, Beatriz rezou para Nossa Senhora pedindo o perdão de sua prima, Isabel. Foi neste momento que a Virgem Imaculada apareceu para a futura santa e lhe disse: "Minha filha, vês os hábitos que trago? Pois bem. No fim de três dias serás livre desta prisão e fundarás uma Ordem religiosa em louvor a minha Conceição Imaculada.”
Após 3 dias, Beatriz foi encontrada e sua prima ficou chocada ao ver que a jovem ainda estava viva. Após receber a mensagem de Nossa Senhora, Beatriz pediu permissão para abandonar a Corte e ir para o Mosteiro de São Domingos, em Toledo.
Depois de 30 anos no Mosteiro, Beatriz é chamada por Nossa Senhora a construir a Ordem dos Concepcionistas. Aos 67 anos, a santa recebe uma nova visita de Nossa Senhora, avisando que em breve iria para o Paraíso. E assim foi, em 9 de agosto de 1491, Beatriz da Silva se juntou a Deus no Seu Reino.
Mesmo tendo mais de 60 anos, quando estava prestes a morrer, as suas companheiras tiraram o véu que lhe cobria o rosto e viram que ela ainda permanecia com a mesma fisionomia de quando era jovem. Um verdadeiro milagre, de acordo com os presentes.
Oração a Santa Beatriz da Silva
"Lembrai-vos ó Santa Beatriz da Silva, das muitas angústias e tribulações pelas quais passastes nesta vida e intercedei por nós. Ó Santa Beatriz, virgem singularmente amada de Maria Imaculada, alcançai-nos a pureza da alma e do corpo, com a graça que ardentemente vos suplicamos. Amém."