O Dia de Reis é comemorado em 6 de janeiro e não é feriado nacional.
Também conhecido como Dia de Santos Reis, é uma festa cristã que celebra a visita dos três reis magos ao Menino Jesus.
Os reis chamavam-se Belchior, Gaspar e Baltazar, e levaram para Jesus, respectivamente, ouro, incenso e mirra. Cada presente tinha um significado:
- o ouro reconhecia Jesus como rei;
- o incenso fazia referência a sua divindade;
- a mirra, que era usada como um remédio, representava as características humanas de Jesus.
Conforme narra a Bíblia, os três reis teriam encontrado Jesus Cristo graças a uma estrela que os guiou, desde o Oriente até Belém. Essa estrela ficaria conhecida como a "Estrela de Belém".
Ao contrário do que muitos pensam, os reis não viajaram juntos. Belchior teria começado o seu percurso na Europa, Gaspar, na Ásia, e Baltazar, na África.
Tradicionalmente é no Dia de Reis que se encerram as celebrações do Natal. É por isso que nesse dia, a árvore, o presépio e os restantes enfeites natalinos são guardados para o próximo ano.
Tradições do Dia de Reis no Brasil
No Brasil, as festividades para o Dia de Reis são bastante fortes em algumas regiões, devido à influência da cultura portuguesa nessas localidades.
Em algumas cidades, as bandas de música vão cantando de casa em casa em honra do Menino-Deus. Existem também a "Folia de reis" ou "Reisado", que são desfiles mais elaborados com música, liderados por um estandarte, e com um participante que representa o diabo. Este surge para fazer piadas e nunca aparece quando a imagem de Jesus está presente.
Igualmente, há pessoas que comem romãs e guardam seus caroços na carteira a fim de atrair prosperidade ao longo do ano.
Tradições de Reis em Portugal e na Espanha
Em Portugal, come-se o Bolo Rei com família e amigos. Esse bolo traz, tradicionalmente, um brinde e uma fava no seu interior. Quem apanha a fatia de bolo que tem a fava oferece o bolo no ano seguinte.
Na Espanha, são os Reis magos que entregam os presentes para as crianças. Assim, elas deixam os sapatos na janela com capim dentro e, ao lado, potes de água para os camelos que viajam tanto. Em todo o país são organizados desfiles com carros alegóricos onde são distribuídos doces para todos.