O Dia de Nossa Senhora das Neves é celebrado em 5 de agosto.
Nossa Senhora das Neves (conhecida também como Santa Maria Maior) é uma das várias invocações pela qual a Igreja Católica venera a Virgem Maria, Mãe de Jesus Cristo.
Esta data homenageia a figura santa que é considerada a padroeira da cidade de João Pessoa e de Ribeirão das Neves, além de também ser a protetora de todos os alpinistas.
Por ser a padroeira da capital da Paraíba, o dia 5 de agosto é considerado feriado estadual no estado, de acordo com a Lei Estadual 3.489/1967.
História
A história de Nossa Senhora das Neves teria ocorrido em 352, quando um casal de romanos, idosos e muito ricos, pediram a Nossa Senhora lhes orientasse sobre o que deveriam fazer com suas posses, pois não tinham filhos.
Através de um sonho, Nossa Senhora teria pedido para que construíssem uma basílica na colina de Roma, e que esta apareceria coberta de neve no dia seguinte. Assim o casal fez e aconteceu. Nevou em pleno verão em cima da edificação da basílica que haviam feito.
Vários pintores imortalizaram esta cena, como o espanhol Bartolomé Murillo, no quadro "O Sonho do Patrício":
Esta aparição teria ocorrido na madrugada entre os dias 4 e 5 de agosto de 352 e, desde então, esta data é celebrada pelos cristãos em memória deste episódio milagroso.
Tempos depois, o Papa Libério teria recebido a mesma aparição em sonhos, mandando construir um templo enorme em honra a Nossa Senhora das Neves no local. Esta Basílica passaria a ser conhecida como Basílica de Santa Maria Maior, por ser a maior e a primeira de todas as igrejas de Roma.
Oração a Nossa Senhora das Neves
Ó Maria Santíssima, Mãe de Deus e nossa Mãe, por aquela sublime lição que nos destes, conservando a Vossa Alma mais cândida que a mais pura neve, desde o feliz momento de Vossa Conceição Imaculada, querendo edificar em nosso coração um templo místico consagrado ao Vosso tão querido culto, Vos pedimos, ó grande Virgem Maria, que nos conceda de Deus, a graça sublime de bem cuidar de nossa perfeição interior e principalmente de conservar ilibada a santa virtude da pureza.
Ó excelsa Virgem das Neves, protegei o Brasil, que é Vosso desde o dia abençoado do descobrimento, durante a colonização, no império e na república, e vosso será em todos os tempos, porque assim desejam os vossos filhos que Vos ama com ternura e afeição, e desejam viver à sombra augusta da Cruz, sob a Vossa maternal e acolhedora proteção. Assim seja.
Abençoe-nos o Deu Todo Poderoso, o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Amém.