O Dia da Bíblia é comemorado todos os anos no segundo domingo do mês de dezembro. O objetivo da data é reconhecer a importância do acesso que todas as pessoas podem ter à Bíblia.
A Bíblia é usada como um guia pelos cristãos, e é considerado o “livro sagrado”, porque é a Palavra de Deus. Isso significa que apesar de ter sido escrito por várias pessoas diferentes, todas elas terão sido inspiradas por Deus para escrever o que Deus desejava que fosse escrito.
A data foi instituída no Brasil, em 2001, através da Lei N.º 10.335, de 19 de dezembro do mesmo ano.
Origem do Dia da Bíblia
O Dia da Bíblia tem origem em 1549 na Grã-Bretanha. A data foi criada por Thomas Cranmer, o primeiro arcebispo protestante da cidade Cantuária, na Inglaterra. Aos poucos, a data foi difundida por outros locais do mundo.
No Brasil, o Dia da Bíblia começou a ser comemorado com a chegada dos primeiros cristãos evangélicos, em 1850, e foi ficando cada vez mais popular ao longo dos anos, até ser reconhecida oficialmente em todo o território nacional em 2001, através da Lei N.º 10.335, de 19 de dezembro de 2001.
Dia da Bíblia Católica
Há outra data que celebra a Bíblia. Trata-se do dia 30 de setembro, em que se comemora o Dia da Bíblia Católica.
A escolha da data tem como motivo a comemoração do Dia de São Jerônimo, que faleceu em 30 de setembro de 420, e foi um padre erudito que traduziu a Bíblia, do grego e do hebraico, para o latim.