Dia da Bailarina ou Dia do Bailarino é comemorado anualmente em 1º de setembro no Brasil.
Esta data homenageia os dançarinos de Balé (ou Ballet), um estilo de dança que surgiu no século XV na Europa renascentista e que conheceria seu apogeu no século XIX.
Atualmente, no entanto, o balé assumiu inúmeras variações, sendo estas baseadas em dois principais estilos: o clássico e o contemporâneo.
A bailarina é uma dançarina conhecida por ser dotada da mistura das quatro principais características do ballet: a dança, a postura, a força e a graciosidade.
Ver também: Dia Internacional da Dança
Frases para Dia da Bailarina
"O artista deve ter em mente que faz parte da vida de seu país e que a ele cabe dar exemplos que motivem e orientem as novas vocações." (Ana Botafogo).
"A perfeição não está só no controle. Também está em se deixar levar. Surpreender a si mesma e depois a plateia. Transcendência. E poucos têm isso dentro de si." (Cisne Negro).
"Nós podemos definir a dança como expressão de sentimentos através da movimentação." (Andréa Thomioka).
"Se a dança for certa não deve haver um único movimento desnecessário." (Fred Astaire).
"O bailarino tem que sair do estúdio e ir ver como as pessoas estão dançando na rua." (Ivaldo Bertazzo).
Mensagens para desejar feliz Dia da Bailarina
"A dança é a mãe de todas as linguagens! Parabéns, bailarina!"
"Ser bailarina não é só de corpo, é de alma. Ser bailarina é contagiar alegria e doçura no olhar. É dançar como o vento move as folhas, É sentir a música e emocionar-se. É amar e amar-se... Feliz Dia da Bailarina!"
"A vida de uma bailarina é cheia de desafios e obstáculos que nos causam dor e sofrimento. Porém não há emoção maior que a glória e o prazer que sentimos quando subimos no palco e começamos a dançar! Parabéns a todas as bailarinas e bailarinos!"
Bailarinos Importantes
Várias pessoas que se dedicaram toda a vida ao balé clássico, elevaram esta arte a um patamar sublime, onde apreciamos todo o esforço do artista para nos emocionar. Eis alguns nomes:
- Marie Taglioni (1804-1884)
- Isadora Duncan (1877-1927)
- Vaslav Nijinsky (1889-1950)
- Mercedes Baptista (1921-2014)
- Alicia Alonso (1920)
- Maya Plisétskaya (1925-2015)
- Márcia Haydée (1937)
- Mikhail Baryshnikov (1948)
- Fernando Bujones (1955-2005)
- Ana Botafogo (1957)
- Cecília Kerche (1960)
- Julio Bocca (1967)