O homem pisou na Lua pela primeira vez no dia 20 de julho de 1969, data que passou a representar um marco histórico para a humanidade em termos de exploração espacial.
Viagem à Lua no Apolo 11
No dia 16 de julho de 1969, três astronautas chamados Neil Armstrong, Michael Collins e Edwin Aldrin decolam dos Estados Unidos da América em direção à Lua a bordo da espaçonave Apolo 11.
A viagem dura 4 dias. No dia 20 Armstrong, o comandante da missão, pisa na Lua e diz a famosa frase: "Este é um pequeno passo para um homem; um salto gigantesco para a humanidade", minutos depois, uma bandeira americana é colocada na Lua.
Os astronautas ficaram durante duas horas e meia caminhando na Lua, coletando pedras e amostras do solo lunar, tirando fotos e fazendo algumas experiências. De regresso à Terra, foram recebidos como verdadeiros heróis.

Controvérsias da Viagem do Homem à Lua
Existem algumas teorias que contestam o fato, aparentemente provado, de que em 1969 os homens estiveram na Lua.
Diversas controvérsias a respeito da primeira viagem à Lua surgiram desde o início, e foram elaboradas teorias dizendo que a mesma teria sido uma farsa dos americanos, a chamada “farsa do século”.