As datas comemorativas podem ser uma excelente oportunidade para trabalhar as mais variadas temáticas na escola.
Dentre as várias comemorações, selecionamos algumas que podem ser comemoradas no ambiente escolar.
Datas para comemorar na escola em março
- Dia Internacional da Mulher, 8 de março
- Dia do Bibliotecário, 12 de março
- Dia Nacional dos Animais, 14 de março
- Dia da Escola, 15 de março
- Início do Outono, 20 de março de 2024 (data móvel)
- Dia do Contador de Histórias, 20 de março
- Dia Mundial da Poesia, 21 de março
- Dia Mundial da Água, 22 de março
- Dia do Circo, 27 de março
- Páscoa, 31 de março de 2024 (data móvel)
- Dia da Saúde e Nutrição, 31 de março
Dia Internacional da Mulher, 8 de março
O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, recorda a luta das mulheres por melhores condições de vida e de trabalho.
É uma temática essencial para ser falada no contexto escolar, porque é muito importante conscientizar as meninas sobre os seus direitos.
Ao crescer com essa consciência, aumentam-se as chances de as mulheres conquistarem condições equivalentes a dos homens para serem bem-sucedidas profissionalmente, por exemplo.
Ao longo dos anos, as mulheres têm alcançado grandes conquistas, mas ainda há muito por fazer. Basta pensarmos nas meninas afegãs que, em setembro de 2021, foram proibidas de frequentas escolas e universidades.
Dia do Bibliotecário, 12 de março
O Dia do Bibliotecário, 12 de março, é uma homenagem ao primeiro bibliotecário concursado do Brasil, Manuel Bastos Tigre, que nasceu em 12 de março de 1882.
A data traz uma excelente oportunidade de valorizar e homenagear os bibliotecários. Esses profissionais trabalham na gestão das bibliotecas e defendem a sua existência.
A data pode motivar uma visita à biblioteca, mostrando a importância desse espaço cultural que tem um papel essencial para o desenvolvimento e para a cidadania.
Dia Nacional dos Animais, 14 de março
A maioria das crianças gosta de animais, por isso, é essencial que elas entendam a responsabilidade que ter animais exige.
O Dia Nacional dos Animais, 14 de março, é uma boa oportunidade de conscientizar as crianças sobre os cuidados que os animais requerem, bem como sobre situações de abandono que existem.
Além dos animais domésticos, também deve-se falar nos animais selvagens e na sua importância para a natureza.
Dia da Escola, 15 de março
O Dia da Escola, 15 de março, celebra a existência de uma das instituições mais importantes para a sociedade, essencial para o desenvolvimento humano.
Muitas crianças passam grande parte do seu dia na escola. Assim, é ideal que a instituição seja vista como um ambiente acolhedor e motivador para poder alcançar o seu objetivo com sucesso.
Esta data propicia um momento de valorização sobre o papel da escola, além da reflexão sobre as dificuldades passadas por quem não tem acesso fácil a ela.
Início do Outono, 20 de março de 2024 (data móvel)
O Outono começa sempre entre os dias 20 e 21 de março.
Mais importante do que falar no clima, é cativar crianças e jovens para os benefícios inerentes a cada uma das estações, por exemplo, produtos da época.
Conforme as regiões do Brasil, as estações são propícias para determinados cultivos. O professor pode incentivar esse interesse nos alunos, bem como conscientizar sobre a importância de darmos preferência aos produtos da época.
As mudanças das estações, sem dúvida, são oportunidades excelentes para a introdução de conceitos astronômicos.
Dia do Contador de Histórias, 20 de março
A comemoração do Dia do Contador de Histórias, 20 de março, é mundial e começou na Suécia em 1991.
A prática de contar histórias é muito antiga e a sua importância é enorme. Por esse motivo, ter uma data que dê destaque a essa arte traz muito valor aos contadores de história e aos seus ouvintes.
As histórias incentivam a leitura e, assim, propiciam a formação de leitores. Por esse motivo, a contação de histórias deve ser uma prática presente na educação básica, especialmente para as crianças pequenas, mas também para os adolescentes.
Dia Mundial da Poesia, 21 de março
O Dia Mundial da Poesia, 21 de março, propicia um dia de envolvência pelas emoções das manifestações artísticas.
A data propõe o diálogo mundial, considerando a capacidade da poesia em unir as pessoas através da criatividade.
Esta também pode ser uma oportunidade para esclarecer a diferença entre poesia e poema. A poesia consiste em diferentes tipos de arte que provocam emoção, enquanto o poema é um tipo de texto literário.
Dia Mundial da Água, 22 de março
O Dia Mundial da Água, 22 de março, é uma comemoração importante que visa alertar para a importância desse bem escasso e nem sempre valorizado.
A data traz uma excelente oportunidade para conscientizar crianças e jovens para o problema de escassez de água, o que o professor pode fazer mostrando notícias sobre a falta de água no Brasil e no mundo, ressaltando como a disputa por água pode dar origem a guerras.
Dia do Circo, 27 de março
O Dia do Circo, 27 de março, presta homenagem à arte circense. A data recorda o nascimento do palhaço brasileiro Piolin (1897-1973), que ficou conhecido em todo o mundo e, inclusive, foi homenageado na Semana de Arte Moderna, em 1922.
O tema de arte circense é grande e pode ser explorado por várias áreas do conhecimento.
Por esse motivo, esta data comemorativa é uma excelente oportunidade para trabalhar habilidades corporais, interpretação e muita imaginação com alunos de várias idades.
Páscoa, 31 de março de 2024 (data móvel)
A Páscoa é uma festa cristã que recorda a ressurreição de Jesus Cristo, que terá morrido crucificado para livrar a humanidade dos pecados.
A origem desta comemoração é judaica. A Páscoa judaica celebra a liberdade do seu povo.
Assim, Páscoa significa "passagem", em referência à passagem da morte para a vida (morte e ressurreição de Jesus) e à passagem da escravidão para a liberdade do povo judeu.
Dia da Saúde e Nutrição, 31 de março
A oportunidade trazida pela comemoração do Dia da Saúde e Nutrição, 31 de março, deve ser aproveitada na escola.
Os professores devem tentar envolver a família dos alunos para a temática da alimentação, promovendo a reflexão sobre como a forma que nos alimentamos pode influenciar a nossa saúde.
Leia também: