Junho é o mês que antecede as férias escolares e celebra festas importantes da nossa cultura, como o São João e a Festa de Bumba Meu Boi.

Datas para comemorar na escola em junho

  • Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho
  • Dia Nacional da Reciclagem, 5 de junho
  • Dia Mundial dos Oceanos, 8 de junho
  • Dia Nacional da Imunização, 9 de junho
  • Dia Mundial do Doador de Sangue, 14 de junho
  • Dia do Cinema Brasileiro, 19 de junho
  • Início do Inverno, 20 de junho de 2024 (data móvel)
  • Dia Mundial do Desporto Olímpico, 23 de junho
  • Dia de São João, 24 de junho
  • Dia Nacional do Bumba Meu Boi, 30 de junho

Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho

O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado anualmente em 5 de junho. Trata-se de uma data para promover a conscientização para preservação dos recursos naturais e alertar sobre os problemas ambientais e o impacto das atividades humanas ao meio ambiente.

Esta data foi escolhida porque em 5 de junho de 1972 ocorreu a primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano, conhecida como a Conferência de Estocolmo. No Brasil, também é comemorado nos primeiros dias de junho a Semana do Meio Ambiente.

Sugestão de atividade: plantando uma árvore

Escolher um local no espaço escolar ou em praças e canteiros, sob autorização da prefeitura, para plantar mudas é uma atividade de cuidado com o ambiente.

Trata-se de uma oportunidade para falar sobre os ciclos da natureza e a importância das florestas para evitar a erosão do solo, regular o clima, captar carbono da atmosfera e produzir oxigênio.

Os alunos assim poderão acompanhar o crescimento de suas árvores e ver os estágios da vida vegetal.

Dia Nacional da Reciclagem, 5 de junho

O Dia Nacional da Reciclagem é celebrado em 5 de junho e visa promover a redução de lixo, reciclagem e reutilização de materiais. Segundo a Organização Mundial da Saúde (ONU), no planeta são produzidos mais de 2 bilhões de toneladas de resíduos sólidos por ano.

O principal intuito da data comemorativa é capacitar a população para o descarte consciente e apresentar a reciclagem como alternativa para diminuir a quantidade de lixo e preservar o meio ambiente.

Sugestão de atividade: dando vida ao lixo

Utilizando materiais recicláveis, como plástico, vidro, papelão, madeira e papel, é possível criar vários brinquedos e artigos de decoração.

Por exemplo, um jogo de xadrez pode ser feito com tabuleiro de papelão e peças de tampinhas de refrigerante.

Outras sugestões são: cofrinho de garrafa pet, casinha de boneca com papelão, vasos de plantas com garrafas plásticas e lembrancinhas de festa com caixa de fósforo.

Dia Mundial dos Oceanos, 8 de junho

O Dia Mundial dos Oceanos é celebrado em 8 de junho e visa conscientizar a população sobre a importância dos mares para o equilíbrio do planeta e preservação da vida.

Para se ter uma ideia da importância, os oceanos são os verdadeiros pulmões do mundo, pois as algas produzem mais de 50% do oxigênio que nós seres vivos precisamos para respirar. Além disso, regulam o clima da Terra e sem eles a temperatura terrestre ultrapassaria 100 ºC.

Sugestão de atividade: preservando a vida marinha

Uma atividade interessante para educação ambiental, é aprender sobre impacto do lixo descartado no mar e como isso afeta a vida marinha.

Se a escola está situada perto de uma praia, os alunos poderiam participar de uma coleta de lixo na praia, ou conhecer projetos relacionados com a preservação de animais marinhos em risco de extinção.

Dia Nacional da Imunização, 9 de junho

O Dia Nacional da Imunização é celebrado anualmente em 9 de junho com o intuito de conscientizar a sociedade sobre a importância de se vacinar.

Devido ao sistema de vacinação no Brasil, o país foi capaz de controlar e evitar novos casos de doenças, como varíola e poliomielite.

Sugestão de atividade: como as vacinas protegem?

Para que os alunos saibam como são feitas as vacinas e como elas atuam no corpo humano para prevenir doenças, convide um representante da área de saúde do município para falar sobre isso.

Também, pode-se distribuir panfletos e informações sobre o calendário nacional da vacinação para que os conhecimentos adquiridos em sala de aula sejam transmitidos para as famílias.

Dia Mundial do Doador de Sangue, 14 de junho

O Dia Internacional do Doador de Sangue em 14 de junho é uma oportunidade de agradecer aos doadores, além de conscientizar e incentivar aos que ainda não são a realizarem doações.

Doar sangue salva vidas, pois esse fluido corporal não pode ser produzido artificialmente e precisa de pessoas com o tipo sanguíneo compatível para transfusão. Cirurgias e muitos outros procedimentos médicos precisam de sangue para auxiliar no tratamento de doentes.

A doação de sangue pode ser feita por pessoas de 16 a 69 anos, com mais de 50 kg e em boas condições de saúde.

Sugestão de atividade: doar sangue é um ato de amor

A escola pode solicitar panfletos e informações para a secretária de saúde sobre os pré-requisitos para doar sangue e onde pode ser feito na cidade. 

Com isso, os alunos informariam aos seus familiares sobre as campanhas de doação de sangue no município.

Dia do Cinema Brasileiro, 19 de junho

O Dia do Cinema Brasileiro é comemorado anualmente em 19 de junho, em referência aos registros feitos por Afonso Segreto, em 1898, da sua chegada à Baía de Guanabara através de uma máquina cinematográfica. As imagens gravadas naquele dia são utilizadas como início da filmografia em território brasileiro.

Sugestão de atividade: visita ao cinema

Ir ao cinema é visto como uma atividade de lazer, mas alguns alunos podem ainda não ter essa experiência. Por isso, uma visita ao cinema para assistir um filme e entender como funciona uma sala de exibição de filmes pode ser uma atividade descontraída e que traz conhecimento.

Caso não disponham de um cinema na cidade ou em local próximo, os alunos podem assistir filmes que demonstram a evolução do cinema brasileiro e das produções que marcaram a história.

Dia Mundial do Desporto Olímpico, 23 de junho

O Dia Mundial do Desporto Olímpico, também chamado de Dia Olímpico, comemora em 23 de junho a criação do Comitê Olímpico Internacional, fundado nesta data em 1894.

O Desporto Olímpico é formado por mais de 40 modalidades de esportivas que são disputados nos jogos olímpicos de verão e inverno por atletas representantes de cada país.

São exemplos de esportes olímpicos: atletismo, ginástica, natação, voleibol, triatlo, ciclismo, hipismo, saltos ornamentais, tênis, hóquei, patinação e futebol.

Em 23 de junho também é comemorado o Dia do Atleta Olímpico.

Sugestão de atividade: praticando esportes olímpicos

No ensino da educação física, o professor pode aproveitar a data para apresentar os esportes olímpicos, as regras, execução e como é feita a avaliação do júri.

Com isso, será possível promover o trabalho em equipe, a autoconfiança e a ética com competições entre os alunos. Também, estimular a prática de exercícios físicos e demonstrar sua importância para uma vida mais saudável.

Início do Inverno, 20 de junho de 2024 (data móvel)

O inverno é a estação que ocorre após o outono e antes da primavera. No Brasil e no restante do Hemisfério Sul, o início do inverno austral acontece entre 20 e 21 de junho.

Essa estação do ano é caracterizada por dias mais curtos e noites mais longas, além de apresentar dias mais frios do ano pela queda de temperatura. A forma que a estação é sentida no território brasileiro varia de uma região para outra.

Enquanto no sul do país é comum nevar no inverno, em outras regiões o volume de chuvas aumenta consideravelmente. O inverno termina em 22 ou 23 de setembro com o equinócio de primavera.

Sugestão de atividade: movimento da Terra e o solstício de inverno

O início das estações do ano está relacionado com o movimento da Terra em torno de Sol e, consequentemente, de eventos astronômicos chamados de solstícios e equinócios.

Sendo assim, os alunos podem aprender como o solstício de inverno ocorre e porque ele determina o início da estação no mês de junho.

Apresentar vídeos que ilustrem a posição do planeta em relação ao Sol e a diferença entre a incidência dos raios solares nos hemisférios norte e sul nesse mês os ajudarão a entender as características da estação.

Dia de São João, 24 de junho

O Dia de São João, celebrado em 24 de junho é uma das festas juninas. Comidas típicas, danças e brincadeiras marcam a comemoração do “Santo Festeiro”, uma das maiores tradições da cultura brasileira.

Outras datas que comemoram santos juninos são: Santo Antônio, em 13 de junho, e São Pedro, em 29 de junho.

Sugestão de atividade: arraiá na escola

Para um clima de descontração e diversão entre os alunos, a escola pode organizar a festa de São João.

Para a decoração é possível utilizar bandeiras, balões e fogueiras confeccionadas pelos próprios alunos.

Montar mesas de comidas típicas, organizar brincadeiras tradicionais, como pescaria e correio-elegante, trarão mais diversão para esse momento. O ápice do evento pode ser a apresentação de uma quadrilha na festividade.

Veja também: Brincadeiras para animar o São João

Dia Nacional do Bumba Meu Boi, 30 de junho

O Dia Nacional do Bumba Meu Boi, comemorado em 30 de junho, celebra esse personagem folclórico popular principalmente no Norte e Nordeste do Brasil. Outros nomes que a figura recebe no país são: Boi Bumbá, Boi de Mamão, Boi Surubi e Boi de Reis.

Trata-se de um símbolo da cultura brasileira, que foi nomeado patrimônio cultural imaterial da humanidade desde 2019 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

As festas do bumba meu boi são manifestações populares do país que unem músicas, desfiles e brincadeiras. Uma das mais conhecidas ocorre no Amazonas: o festival folclórico do Boi Bumbá em Parintins, que é realizado desde 1965.

Sugestão de atividade: arte folclórica com Bumba meu boi

Para estimular os alunos a conhecerem mais os elementos da cultura brasileira, pode-se confeccionar a fantasia de bumba meu boi e realizar uma encenação lúdica da festividade do auto do boi com seus personagens.

São exemplos de elementos que fazem parte da dramatização: músicos, dono da fazenda, casal, vaqueiros, índios e o público, que é chamado de brincantes.

Leia também: