O Dia das Crianças é uma ótima oportunidade para fazer brincadeiras e passar um tempo de qualidade com as crianças, estreitando laços, fortalecendo a conexão entre pais e filhos e mesmo entre irmãos, primos e coleguinhas. E tudo isso longe das telas de celulares e tablets.
Algumas sugestões: massinha, parquinho, telefone sem fio, jogo do "stop", acampamento, piquenique, caça ao tesouro, mímica, bicicleta e teatro de fantoches.
1. Massinha
Que tal reunir a criançada para uma tarde de modelagem?
A brincadeira com massinhas é uma das preferidas das crianças de qualquer idade. Além de exercitar a criatividade, ela proporciona o desenvolvimento da coordenação motora, curiosidade e concentração.
2. Parquinho
Ir ao parque de diversões ou ao parquinho do bairro pode ser uma boa pedida para comemorar o Dia das Crianças.
O bacana é que nesses ambientes as crianças normalmente se encontram, podendo fazer amizades e brincar juntas, o que é uma ótima forma de desenvolver a comunicação e deixar de lado a timidez.
3. Telefone sem fio
Nesse jogo forma-se uma fileira de crianças e uma delas pensa em uma frase, a qual sussurra no ouvido do primeiro da fila. A frase vai sendo sussurrada para os outros colegas, até que todos escutem. Então, ao final, o último participante diz o que foi ouvido e compara-se com a frase inicial.
Esse é um jogo no qual é desenvolvida a habilidade de comunicação, interpretação e atenção. Geralmente a última frase não é a mesma que foi falada no começo e isso diverte os participantes.
4. Jogo do "stop"
O jogo de "stop" é uma ótima brincadeira para ser feita com um grupo de crianças maiores.
Essa atividade baseia-se em criar tabelas, que são preenchidas com palavras iniciando com uma letra previamente combinada. Aquele que terminar primeiro ganha a partida.
Nesse jogo são testados os conhecimentos gerais, a escrita, o raciocínio rápido e a memória.
5. Acampamento
Aproveite o Dia das Crianças para organizar um acampamento e proporcionar bons momentos em meio à natureza, aumentando o vínculo familiar e afetivo. Também pode ser uma oportunidade para convidar alguns colegas para essa aventura.
Existem diversos campings pelo Brasil e alguns oferecem canoagem, arvorismo, escaladas e outras atividades radicais.
Quem não pode fazer um acampamento de verdade, pode brincar de cabaninha no quintal, na sala ou no quarto, uma brincadeira que também é muito divertida.
6. Piquenique
Saia da rotina planejando um piquenique com os pequenos. Prepare um lanche prático, gostoso e lembre-se da água.
Para quem não pode ir para um lugar diferente, o piquenique pode ser feito em casa, servindo o lanche em uma toalha no chão. Só o fato de não comer na mesa já vai ser divertido para as crianças.
Para deixar a tarde ainda mais animada, além do lanche, lembre-se de brinquedos, como bolinhas de sabão e corda para pular. As crianças certamente vão adorar.
7. Caça ao tesouro
Jogos de caça ao tesouro costumam instigar a curiosidade, o raciocínio estratégico e trabalhar o espírito de equipe.
Você pode elaborar uma brincadeira bem desafiadora e convidar a garotada para descobrir onde está o tesouro, mas também pode fazer algo mais simples, bastando desenhar algo parecido com um mapa com algumas indicações para algo que a(s) criança(s) deva(m) procurar.
O "tesouro", no caso, pode ser algo que todos desfrutem juntos, como um baú com brinquedinhos ou doces.
8. Mímica
Se estiver chovendo no dia das crianças, uma ótima opção de brincadeira para ser feita dentro de casa é o jogo da mímica.
Nesse jogo, um participante deve se comunicar com o restante do grupo através de gestos. Os colegas precisam acertar o que está sendo comunicado, que pode ser o nome de um filme, de um desenho animado ou pessoa famosa.
Essa é uma atividade interessante para aguçar a criatividade e a comunicação não verbal.
9. Bicicleta
Que tal aproveitar a data para um passeio de bicicleta?
Assim a garotada gasta energia em uma atividade física que proporciona bem-estar e alegria.
É importante que as crianças realizem atividades ao ar livre e possam se divertir usufruindo de momentos mais conectados com o presente, deixando um pouco de lado os jogos eletrônicos.
10. Teatro de fantoches
Outra alternativa legal para entreter e divertir as crianças é elaborar um teatro de bonecos.
Podem ser bonecos do tipo fantoches tradicionais ou mesmo os chamados "dedoches", que são fantoches de dedo. Eles podem ser produzidos usando tecido ou até mesmo papel.
Essa brincadeira ajuda a desenvolver a expressividade gestual e comunicativa, além da criatividade e outras capacidades de aprendizagem.
Leia também: