O Ano-Novo é a festa que celebra o início de um novo ano. A festa começa no dia 31 de dezembro, conhecido como o Réveillon, e se estende ao dia 1 de janeiro. O ponto alto da festa é justamente a meia-noite, que assinala a virada do ano.
O costume de celebrar o início de um novo ano é antiga. De acordo com os registros, o Ano-Novo era comemorado na Mesopotâmia desde 2 mil anos a.C.
Lá, o Ano-Novo era conhecido como Akitu, que tem origem na palavra “cevada”, fazendo referência à cevada que era cortada nessa altura do ano. Sua comemoração teve início na lua nova após o equinócio da primavera, que corresponde ao equinócio de outono no Brasil, ou seja, na segunda quinzena do mês de março.
Antes das mudanças para os calendários juliano e gregoriano, o calendário romano tinha início no dia 1º de março, passando depois para 1º de janeiro.
O calendário juliano foi instituído em 46 a.C. por Júlio César, antes do calendário gregoriano, que é o utilizado pelo Brasil e pela maior parte dos países.
Em muitos países cristãos, por sua vez, a Festa da Anunciação também era a festa do Ano-Novo. A Anunciação, comemorada no dia 25 de março celebra a ocasião em que o anjo Gabriel anunciou à Maria que ela seria a mãe de Jesus.
Ainda hoje, o Ano-Novo é comemorado em datas diferentes em diversas culturas. De acordo com o calendário judaico, o ano começa entre setembro e outubro com a celebração do Rosh Hashanah, enquanto os chineses comemoram o Ano-Novo em janeiro e fevereiro.
Origem da palavra Réveillon
A palavra Réveillon tem origem na palavra réveiller, verbo francês que significa “acordar”.
O termo começou a ser usado no século 17, nas festas da nobreza francesa que terminavam depois da meia-noite. No Brasil, essas festas começaram a ser realizadas no século 19, na corte de dom Pedro II. Com o passar do tempo, o nome foi adotado na festa da virada do ano.
Significado do Réveillon
O significado do réveillon é esperança, e está relacionado com a origem da palavra réveiller, que do francês, significa “acordar”.
Para muitos, o Ano-Novo representa renovação, conquistas. Nessa época, as pessoas costumam sentir-se felizes, com esperança de que a mudança do ano traga coisas boas e que as coisas ruins sejam deixadas para trás, junto com o ano que termina.
Leia também: