O aniversário da cidade de Niterói, localizada no estado do Rio de Janeiro, é comemorado anualmente em 22 de novembro.
A cidade foi fundada no ano de 1573 quando o governador Estácio de Sá (1520-1567) presenteou às terras à direita da entrada da Baía de Guanabara ao chefe indígena dos temiminós, Arariboia.
Mais tarde foi elevada a condição de Vila Real, com o nome de Vila Real da Praia Grande. Posteriormente, seria capital do estado do Rio de Janeiro nos períodos de 1834-1895 e 1903-1975.
A cidade possui quase 600.000 habitantes e fica exatamente em frente à cidade do Rio de Janeiro, estando separadas pela Baía de Guanabara e unidas pela ponte presidente Costa e Silva, mais conhecida como ponte Rio-Niterói.
O fato de estar próxima ao Rio de Janeiro é, paradoxalmente, seu principal ponto positivo e negativo. Positivo porque o cidadão de Niterói conta com todas as comodidades de uma cidade grande, porém em dimensões mais humanas.
A desvantagem fica por conta dos poucos empregos que obrigam seus habitantes irem ao Rio de Janeiro para trabalhar transformando Niterói numa cidade-dormitório.
Festa para Celebrar o Aniversário de Niterói
O aniversário da cidade é feriado municipal e a prefeitura organiza vários shows e eventos em vários pontos da cidade como o Horto do Fonseca, a Praia de Icaraí (ou São Francisco) ou no Teatro Popular Oscar Niemayer.
A festa começa com a celebração da missa na Igreja de são Lourenço dos Índios, considerada a primeira da cidade e a terceira do estado do Rio de Janeiro.
Igualmente, no Teatro Municipal João Caetano, há concertos dos programas de música clássica levados a cabo pela prefeitura, como o Projeto Aprendiz.