O aniversário de Maceió, capital do estado de Alagoas, é comemorado anualmente em 05 de dezembro. Isso porque a cidade foi fundada em 05 de dezembro de 1815.
Neste dia ocorreu a separação entre a Vila de Santa Maria Madalena da Alagoas do Sul (atual Marechal Deodoro) e a Vila de Maceió.
História de Maceió
Desde o século XVIII, existia na região o Engenho Massayó, cujo nome do proprietário não ficou na história.
Igualmente, como ali havia muitas praias, o porto de Jaraguá se expandia com o comércio de pau de brasil e a chegada de africanos escravizados.
O povoado foi crescendo ao redor da capelinha de Nossa Senhora dos Prazeres, hoje a padroeira da cidade, e tornou-se numa das maiores capitais do nordeste com mais de um milhão de habitantes.
É importante lembrar que o atual estado de Alagoas fazia parte da Capitania de Pernambuco e tinha denominação de Alagoas do Sul. Somente com a Revolução Pernambucana de 1815, as terras formariam uma província independente e Maceió seria elevada à Vila.
A designação como capital ocorreu dois anos depois e a cidade não parou de crescer atraindo gente do campo e de outros estados brasileiros.
Atualmente, Maceió vive especialmente do turismo e foi apelidada de “Caribe brasileiro” pela beleza de sua natureza.